Como potencializar sua produção diária de conteúdo, como redator?

 

Uma das maiores dificuldades de redatores é na produção de conteúdo diária. Muitas vezes, para se obter uma boa renda, o redator precisa produzir um grande volume de textos.

Para algumas pessoas, isso se converte em um verdadeiro problema, uma vez que questões como “inspiração”, criação de pauta e adequação de linguagem se tornam um entrave.

Contudo, redatores mais experientes vão desenvolvendo técnicas, tanto por meio de cursos de formação de escritores, quanto pela experiência prática, para minar esses problemas, e assim, conseguirem fazer uma produção de qualidade e volume – ganhando destaque nos meios.

Você sabe como eles fazem isso? Quais são os segredos, para ter um bom volume de produção de conteúdo, como redator? Veja algumas digas e (citando Natalie Goldberg) “Escreva até os ossos!”.

 

1.      Tenha fórmulas prontas

Ter fórmulas prontas significa já ter uma estrutura textual, pré-formatada, para que, quando você tiver a pauta, você não precise pensar tanto em formas de escrever, e sim no conteúdo da sua escrita.

Para desenvolver fórmulas, você precisa estudar estrutura textual, e ver aquelas que você se adaptar melhor a seu estilo pessoal. E não pense que você não tem (ou terá um).

Todos os redatores têm um estilo pessoal, que é o que faz o texto deles se destacar, ter personalidade, e atrair a atenção dos leitores.

 

2.      Expanda pautas anteriores

A falta de pautas e de “inspiração” é um problema para redatores novos, porque a imagem do escritor ainda é muito romantizada. Porém, o que há de concreto é de que um escritor experiente não “espera” a inspiração – ele simplesmente trabalha a partir do que tem.

Você tem um prazo, e tem uma demanda. Então, escreva. Quando um redator não tem exatamente uma pauta, ele expande um assunto ou tópico que seja de interesse de seu cliente, em meio a outros tópicos, cada vez mais detalhados.

Para isso, o redator precisa fazer algo que é pouco falado entre os iniciantes – mas é o truque dos experientes. Veja qual é esse truque no próximo tópico.

 

3.      Estude suas pautas

Às vezes, um tema de redação parece uma coisa banal. Todavia, ela pode ser expandida em tópicos variados, e eles podem gerar até uma dezena de textos. Para isso acontecer, é preciso ter o que falar.

E para você saber falar além é preciso conhecer mais. Isso se faz com estudos. Estudar o assunto de uma pauta é parte do trabalho (e do valor de remuneração) de um redator. Ele não pode confiar apenas no material do briefing.

Se o contratante quisesse se ater ao briefing, ele mesmo faria. Se um redator foi contratado, é porque o contratante precisa de, pelo menos, duas coisas: originalidade e conteúdo.

 

4.      Não plagie!

Essa é a dica principal. É melhor você fazer um trabalho simples, mas original, do que copiar outro que esteja muito bom.

Plagiando, você não consegue se desenvolver enquanto redator, comete um crime, e se destrói seu currículo para os clientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.