Como investir em uma cervejaria artesanal?

 

Quem gosta de comer bem, sabe que o mercado de alimentos artesanais não para de crescer, pois há um elemento que se torna o diferencial dele: a criatividade do produtor.

Isso vale também para bebidas, como cervejas, tenha vista o quanto que esse tipo de empreendimentos  que cresceu nas últimas duas décadas.

Logo muitas pessoas têm buscado os meios e técnicas para tanto. E de fato, investir em uma cervejaria artesanal pode ser um negocio lucrativo. Porém, tenha certeza: é desafiador.

Então, como fazê-lo? Veja cinco dicas essenciais para você mergulhar nesse mercado competitivo e dinâmico!

 

1.     Faça Pesquisas de mercado e planos de negócios sólidos:

Antes de iniciar qualquer empreendimento, é crucial realizar uma pesquisa de mercado abrangente, isso é, uma pesquisa que dê um panorama do mercado, seus nichos, carências e números.

Logo, se você for investir em cervejarias artesanais, primeiro, é preciso entender da demanda por cervejas artesanais na sua região.

Identifique os concorrentes locais e nacionais, avalie as tendências do mercado, faça um planejamento de custos.

Partidos dessa análise de mercado, você fará um plano de negócios detalhado, incluindo projeções financeiras realistas, e estratégias de marketing e operações.

 

2.     Invista em formação e equipamentos de qualidade

Na indústria de alimentos, não basta ter os melhores equipamentos: é preciso saber fazer o alimento, para depois você conseguir novar.

Então, faça cursos de cerveja (produção, processos bioquímicos), cursos de História e Culinária, dentre outros. Participe, também de seminários e degustações.

Por outro lado, não basta ter o know-how, sem equipamentos de alta eficiência para produção industrial.

Investindo em equipamentos, você prioriza a qualidade e a durabilidade, além de possibilitar um volume de produção maior.

 

3.     Invista em um controle de custos e otimização de recursos

Pouco se fala sobre controle de custos e otimização de recursos, mas a verdade é que esses são dois pilares que podem ajudar seu negócio.

Uma gestão financeira sólida é essencial para manter a rentabilidade do negócio; alinhe isso a uma estratégia de redução de custos, sem comprometer a qualidade.

Para tanto, estude sobre a produção, envase e armazenamento de sua matéria-prima, para que você consiga negociar a compra de insumos e uso eficiente de energia e água durante o processo de produção.

 

4.     Foque na qualidade e inovação:

Por mais que os números da indústria cervejeira sejam grandes, a concorrência existe. Logo, o mercado tende a se saturar. Para evitar uma falência, destacar-se pela qualidade e inovação é crucial.

Assim, aprimore suas receitas, experimente novos ingredientes e técnicas de produção, conheça outras marcas.

E claro, mantenha-se atualizado às tendências do setor, e aos feedbacks dos clientes.

 

5.     Invista em uma campanha de marketing criativa

Existem diversas estratégias de marketing para você fazer seu produto se tornar conhecido.

Você pode pensar em patrocinar influenciadores, criar campanhas com storytellings criativos ou absurdo/cômicos, investir em turismo e gastronomia…

O fato é: sua marca precisará de propaganda, para ser conhecida e procurada. Logo, busque estratégias diferenciadas, e invista em comunicação!

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