De onde vem a cerveja? Saiba mais sobre essa popular bebida mundial!

 

Uma das bebidas mais populares do mundo é a cerveja. Não por acaso, quase todos os países do mundo têm, pelo menos, 1 marca de cerveja própria, embora em alguns países ela não seja tão popular (seja pela religião predominante ou por aspectos culturais.

O que poucas pessoas sabem é que a bebida é milenar: quase tão antiga quanto a humanidade em si, de forma que seu consumo transcende fronteiras geográficas e culturais, e revela muito da história do ocidente.

Como? Veja nosso artigo e descubra.

 

1.     Origens mesopotâmicas da Cerveja

A cerveja é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo. Sua história remonta há milhares de anos. Artefatos arqueológicos apontam que a produção começou há mais de 5.000 anos.

Não há um consenso sobre os primeiros povos a produzirem ela, mas provavelmente surgiram variedades de cerveja na região da Mesopotâmia, entre sumérios, babilônios e egípcios, que já cultivavam grãos.

 

2.     Mais do que Apenas uma Bebida

 

A cerveja é uma bebida de uso recreativo e alimentício, hoje em dia. Porém, ela também já teve (e tem) outros papeis.

Além de ser uma bebida associada a reuniões sociais, também foi utilizada em rituais religiosos (como na Umbanda), casamentos e até como forma de pagamento (em alguns casos, no antigo Egito).

A cerveja também desempenhou um papel importante na medicina tradicional (a famosa “cerveja preta medicinal”) e na nutrição, durante a Idade Média, quando o armazenamento de água potável era, praticamente, impossível.

 

3.     Números da Indústria: Um Mercado em Crescimento Constante

 

A indústria cervejeira é um dos setores que mais cresce, no mercado de bebidas, principalmente, devido aos empreendimentos em “cervejarias artesanais” que cresceu nas últimas duas décadas.

Números de 2022 do Ministério da Agricultura e Pecuária mostram que o Brasil tinha à época 1729 marcas registradas, enquanto que a China desponta no numero de consumidores, de 2023, com mais de 38 mil litros de cerveja consumidos.

 

4.     Variedade de Estilos:

 

Uma das palavras-chave da cerveja é “variedade”. A cerveja é uma bebida diversificada, com uma ampla gama de estilos e sabores para todos os gostos.

Das tradicionais lagers e ales até as cervejas artesanais com frutas e ervas aromáticas, algumas cervejas são as bebidas para experiências gastronômicas.

Além disso, há um enorme número de variedades regionas (IPA, APA, RIS American Light Larger dentre outras).

Cada estilo de cerveja tem suas próprias características distintas, influenciadas por fatores como os ingredientes utilizados, o processo de fermentação e a região de origem.

 

5.     Impacto Cultural e Econômico

Além de fazer parte da cultura em muitas sociedades, a cerveja também tem um peso significativo na economia global e local.

Números trazidos pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) mostram que o setor gera mais de 2 milhões de empregos e é responsável por 2% do PIB.

Além disso, eventos como festivais e tours por cervejarias alavancam a indústria do turismo local de muitas regiões, do Brasil e do mundo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.