Como fortalecer o potencial turístico de seu negócio?

 

Se você tem um negócio de atendimento ao público, provavelmente você sabe que receber pessoas “de fora” n(do país ou de sua cidade) é uma ótima oportunidade, para a empresa crescer. Porém, nem sempre é fácil.

Problemas como a concorrência, questões estruturais e de fornecimento e falta de inovação são alguns dos pontos negativos, que afastam pessoas de uma atração.

Logo, o que você pode fazer para reverter esses problemas? A resposta não é simples, e as ações nem sempre trazem retorno imediato. Porém, investir é necessário, para quem queira sobreviver.

Que investimentos são esses? Como agir no sentido de fazer seu negócio prosperar? Leia nosso artigo, e comece sua guinada para o sucesso.

 

1.     Pense em longo prazo

Não pense em investir para o próximo ano, ou para resolver apenas um problema imediato. Defina metas e soluções para os próximos anos. Não limite o potencial de seu negócio.

Claro que o começo precisa ser gradual. Um passo de cada vez, um dia após o outro, uma ação pequena. Porém, mire sempre o depois.

Se você definir uma meta final simples, seu negócio até vai prosperar por um tempo. Mas uma hora ele estagna, e os lucros diminuem. Então, crie um plano de negócio de longo prazo.

 

2.     Ouça as críticas e não as ignore

O pior tipo de serviço que existe é aquele no qual você reclama e, nada acontece. Um restaurante que tem deficiências, um museu com falhas estruturais, uma loja com atendimento deficitário…

Sempre que você ler uma crítica negativa, tome-a com seriedade e atenção. Procure entender o ponto do cliente. Veja o que precisa ser mudado, converse com a equipe.

Ficar marcado de forma negativa vai afastar novos fregueses. Esse problema se amplifica, se você mira no turismo, pois clientes que viajam não têm tempo a perder, em lugares mal falados.

 

3.     Preze por atendimento especializado

Investir na equipe nunca é um mau investimento. Com funcionários altamente especializados, você consegue oferecer serviços de melhor qualidade, e para públicos variados.

Esses investimentos incluem treinamento em comunicação interpessoal, formação em línguas, e conhecimento avançado no serviço que está sendo oferecido.

No caso de um restaurante, por exemplo, isso se traduz em garçons simpáticos, falando vários idiomas, com profundo conhecimento do cardápio e do contexto cultural dele.

Seu serviço fica marcado para além do básico: ele une atendimento e acolhida, para um público que está buscando algo diferenciado.

 

4.     Faça parcerias

Turistas e viajantes, eventualmente, não conhecem o lugar onde estão indo, ou conhecem referências pontuais dele. Fazer parcerias pode ser uma oportunidade.

Além de ser uma forma de garantir uma margem mínima de lucros, a atração ganha destaque, por combinar duas atividades. Logo, você oferece uma experiência de viagem única, para seus clientes.

Por exemplo, um museu que ofereça experiências gastronômicas, um restaurante que seja centro cultural.

Outras formas de experiências conjuntas podem ser de um ingresso que dá desconto em algum outro serviço – como restaurante ou loja de lembranças.

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