Como fazer um podcast de qualidade?

 

Um dos recursos mais eficazes, nos últimos anos, para unir entretenimento, informação e conhecimentos em geral, curiosamente, tem um formato bastante tradicional. São os podcasts.

Basicamente, um podcast é um programa de rádio gravado, mas ele pode ser também um audiolivro, uma aula, um noticiário, uma mesa-redonda entre outros.

Seu sucesso se deve a alguns fatores, e o principal deles, certamente, é a facilidade que um podcast oferece. Como ele é um programa gravado, e não tem imagens, pode ser ouvido no carro, ônibus, avião, ou em casa, mesmo.

Com uma diferença: um podcast permite que o ouvinte pause a emissão, salve o programa nos arquivos e ouça mais de uma vez.

Inclusive, ele pode ser uma alternativa para você divulgar seus negócios. Você cria conteúdo exclusivo de sua empresa!

Assim, um podcast pode ser uma opção interessante, se você quer impulsionar seus negócios, chamar novos clientes, divulgar ideias e afins.

Porém, como fazer um podcast de qualidade?

 

1.      Escreva roteiros dinâmicos

Um podcast é um programa de rádio, em uma época que ouvir rádio não é tão popular quanto antes. Porém, um podcast é um meio de comunicação popular.

Como pode isso?

Parte do sucesso de um podcast vem do roteiro. Ele precisa ser dinâmico, emocional e instigante. Ou seja, evite falas longas, monólogos e afins.

Prefira uma edição de áudio que intercale vozes e efeitos sonoros.

 

2.      Converse com o ouvinte

Como em um programa de rádio, conversar com o ouvinte – mesmo que ele não possa responder – é essencial, para que você cative esse ouvinte.

Isso incluí fazer perguntas retóricas, orientar sobre os sons que estão sendo mostrados, usar call to action (“se inscreva”, “comente” etc.), e demais recursos.

 

3.      Seja dramático

Quando falamos em “ser dramático”, nos referimos a usar de uma voz expressiva.

Se você usar de uma fala monocórdia (só um tom, igual em uma palestra), seu podcast dará sono.

Faça entonações um pouco exageradas – o áudio é seu único recurso. Então use dele, para conseguir motivar e emocionar (no sentido de trazer emoções) ao ouvinte.

 

4.      Use trilhas sonoras

Como em um programa de rádio, uma vinheta de abertura, de encerramento, e algumas, ao longo da transmissão, fazem o programa ser mais interessante, fazem um contraponto às vozes.

Um podcast só com falas cansa os leitores.

Além disso, trilhas sonoras ajudam a criar a estrutura do programa (uma música que marca a abertura, uma que marca o fim) e ajudam a dar o tom certo.

Pense, por exemplo, como descrever uma cena de terror, sem usar uma música macabra de fundo?

 

5.      Contrate uma empresa de produção de podcast

Toda a parte de produção de um podcast pode ser feita em casa. Porém, as chances de isso soar amador são enormes.

Assim, contrate uma empresa para ajudar você. Há empresas das mais diferentes estruturas. Algumas, inclusive, com setor jurídico para trilhas sonoras, roteiros e afins.

Procure um serviço de edição de áudio, leve suas ideias, comece a gravar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.