Como falar dos cursos que você fez, nas entrevistas de emprego?

 

Uma das maiores dificuldades, para algumas pessoas, na entrevista de emprego, é falar sobre seus cursos, sem parecer “perdido” ou “arrogante”.

Como falar sobre seus estudos e a relevância deles, em sua vida profissional? Como explicar a razão de você ter feito tantos cursos?

Pode parecer uma pergunta tola, mas a verdade é que muitos empregadores questionam seus potenciais funcionários, para saber se esses fizeram os cursos “por fazer”, ou por terem um interesse real em estudar e se aprimorar.

Então, se você faz milhares de cursos porque gosta de se aprimorar, veja como falar isso, de forma leve e interessante.

 

1.     Destaque as habilidades que o curso te trouxe

Quem fez um curso de forma séria e competente, com certeza teve muitos ganhos, com ele. Se esse é o seu caso, destaque eles, na entrevista.

Como aquele curso melhorou sua prática profissional? Que perspectivas acadêmicas aquele curso abriu, em sua vida?

Mostre que você teve um aprendizado para além do simples conteúdo. Você aprendeu a rever seus conhecimentos e ideias prévias? Fala sobre isso.

 

2.     Destaque as matérias e projetos mais relevantes dos cursos

Uma forma de você demonstrar que teve bom aproveitamento do curso em sua vida profissional, e que realmente fez o curso com empenho é falando sobre ele, nas entrevistas.

E não apenas como se fosse um relatório, mas destacando o que você fez, como você lidou com cada matéria, quais foram os projetos desenvolvidos, as dificuldades e resultados.

Mais do que falar sobre o curso feito, você estará demonstrando seu conhecimento e sua capacidade de lidar com projetos, sejam eles de pesquisa ou técnicos.

 

3.     Fale sobre seus resultados (os positivos e os negativos)

Falar sobre os resultados positivos e negativos, ao contrário do muitos podem sugerir, não é um demérito, mas uma mostra de sinceridade e maturidade intelectual.

Fazer essa revisão crítica é um sinal de que você, não apenas como profissional, mas como pessoa, é capaz de reconhecer suas dificuldades e falhas, e aprender com elas. E também reconhecer qualidades e ressalta-las, sem esnobismo.

Além, claro, de demonstrar seu conhecimento adquirido no curso. Lembre, no erro também tem uma lição.

 

4.     Fale sobre seus professores

Falar sobre seus professores não é uma forma de tentar obter “fama” às custas deles, mas reconhecer a importância dessas pessoas em sua carreira.

Isso demonstra algo que muitas empresas buscam: caráter. Demonstrar sua gratidão pelos ensinamentos, bem como sua admiração pela carreira do docente, é uma maneira de demonstrar que seu estudo não foi em vão.

 

5.     Use verbos na primeira pessoa

Não tenha medo de se colocar, na hora de falar sobre o curso, mas para isso, utilize verbos na primeira pessoa.

Ao invés de falar “o curso foi sobre”, diga “estudei”, “pesquisei”, etc. Dessa forma, você demonstra que participou ativamente de seus estudos e aprendizado transmitindo certeza e segurança.

Além disso, falar na primeira pessoa passa a sensação de liderança e engajamento em projetos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.