5 dicas para quem quer fazer intercâmbio

 

Fazer um intercâmbio pode ser uma experiência incrível. Você conhece outro país, pessoas novas, perspectivas novas de ver e entender o mundo, além de conseguir praticar novos idiomas.

E claro, você dá uma bela incrementada no currículo, dependendo do tipo de curso que você vai fazer.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, antes de partir para a viagem, mesmo que você esteja indo com uma agência. Se jogar “de cabeça” no país novo pode ser ótimo, pra expandir seus horizontes.

Mas é preciso cuidado, pra você saber como “se jogar”. Mesmo que haja uma agência, auxiliando seus estudos, o melhor é que você esteja pronto pra evitar todo o tipo de “cilada”.

Quais são elas? Descubra aqui, e viaje sem medo!

 

1.     Pesquise sobre o país que você quer ir.

Você não precisa fazer uma pesquisa profunda. Mas é importante saber como é o clima, se há fenômenos naturais (terremotos, vulcões etc.), como são as cidades…

Na maioria das vezes, os países são bem diferentes dos filmes, ainda mais para quem vai para morar (mesmo que seja apenas por um tempo curto).

Então, primeira coisa: saiba para onde você está indo!

 

2.     Aprenda (alguma coisa d)a língua

Se você estiver indo para estudar um novo idioma você até pode usar o argumento de que não é preciso saber falar nada antes.

Mas é muito mais seguro se você viajar sabendo falar inglês e algumas palavras essenciais, da língua local.  Quanto a isso, não tem como escapar: hoje em dia, falar inglês básico é necessário.

Mas lembre-se: nem todos os cidadãos da África, Ásia ou Europa sabem falar inglês. Mesmo na França ou Alemanha (países “globalizados”), há pessoas que não dominam inglês.

 

3.     Verifique a documentação

Parece óbvio, mas tem pessoas que se esquecem de que em alguns países, é preciso ter a carteira de vacinação atualizada – e traduzida por alguém certificado pela embaixada. Outros, exigem passagens de volta já compradas e a documentação do seu anfitrião.

Além disso, há países que dificultam vistos para viajantes com o passaporte próximo do vencimento.

Então, verifique toda a documentação necessária, busque tradutores juramentados, quando for o caso, faça cópias de todos os papéis…

Não deixe nada para a última hora: nem sempre os aeroportos são “tão eficientes” nesse sentido.

 

4.     Prefira agências mais tradicionais

Há muitas “agências” de intercâmbio por aí que, na verdade, só servirão para arrancar seu dinheiro e te matricular numa escola ou universidade mediana. Tome cuidado.

Pesquise a agência, antes, veja relatos de outras pessoas, veja avaliações em sites de consumidores, e leia todos os contratos com atenção.

Uma agência séria vai te dar suporte em todos os níveis (inclusive médico), durante toda a sua estadia, e trabalhará com as melhores instituições.

 

5.     Cuidado com seus documentos

Nunca entregue seus documentos para qualquer pessoa. Se for preciso ir à delegacia, vá, e lá contate a embaixada brasileira.

Já se você tiver seus documentos roubados, primeiro vá à embaixada, e aguarde orientações posteriores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.