Como alavancar seu estúdio de tatuagens?

 

Uma das maiores dificuldades de tatuadores, principalmente aqueles no início de carreira, é na captação de novos clientes.

Um tatuador é um artista visual, isso é um fato. Porém, até que o profissional tenha seu nome reconhecido e estabelecido no mercado, há um longo caminho, que passa por cursos de especialização em estilos e técnicas, participação em eventos e divulgação.

E nem mesmo isso garante que o tatuador tenha sua carteira fiel de clientes. É preciso uma mistura de marketing, habilidade e comprometimento, para que o tatuador tenha sucesso. Além disso, há estratégias comerciais que podem ser de grande auxílio.

Quer saber mais sobre a profissionalização e crescimento de um estúdio de tatuagens? Leia nosso artigo e prepare as agulhas.

 

1.      Tenha redes sociais direcionadas

Ter uma rede social direcionada aos negócios é fundamental. Não basta ter um perfil interessante, ou saber lidar com algoritmos.

É preciso ter um perfil direcionado ao seu negócio. No caso, tatuagens. Como é ser um tatuador, tópicos de interesse, amostras do seu trabalho, dicas de pós-tatuagem, história da tatuagem… E claro, bom uso de hashtags.

Saber falar sobre seu trabalho faz com que você seja mais do que “apenas mais um”, para ser uma referência em seu campo de trabalho.

 

2.      Faça especializações.

Um tatuador precisa saber fazer artes de qualidade, e precisa conhecer seus aparelhos, além de ter noções de higiene e saúde. Isso é o básico.

Porém, para sair do básico, você precisa se aprimorar. Isso incluí novos cursos de especializações. Elas vão acrescentar expertises, que farão com que seu perfil profissional seja único.

Que cursos fazer? Veja alguns aqui.

 

3.      Se especialize em um estilo

Tatuadores devem saber fazer figuras básicas e genéricas, para ter uma boa cartela de clientes, mas para se tornarem referência, precisam se especializar em um estilo, técnica ou tema.

Podemos falar dos profissionais que se aprimoraram em imagens e técnicas para peles negras, ou de artistas com um traço estético único, como Paula Chimanovitch (que faz desenhos fantasiosos) e Hugo Pacheco (que faz tatuagens hiper-realistas).

Descubra qual é o seu estilo principal, estude ele, se especialize, e se torne um artista-referência, inclusive com produções autorais.

 

4.      Firme parcerias

Um estúdio de tatuagens é feito pelos profissionais que compõem ele. E aqui o plural é a melhor forma. Isso porque, um estúdio com apena um artista terá seu público menor.

Um estúdio com dois ou três (ou mais) artistas vai atrair públicos diversos: os clientes fiéis do artista x, que também vão conhecer o artista y, e assim, falar do trabalho de ambos.

Por isso, a dica é dividir para multiplicar: abra seu estúdio para outros artistas. Seus parceiros também vão se engajar para o negócio crescer.

 

5.      Ofereça outros serviços

Quando pensamos em estúdios de tatuagem com outros serviços, logo vem a ideia de piercing. Esqueça: isso é o básico, atualmente.

Um estúdio com vários serviços é aquele que também serve bebidas, tem barbearia, vende roupas exclusivas. Invista nessa ideia.

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