Cachorros no divã: o que faz um psicólogo de pets?

 

Comum em programas de TV, mas ainda pouco usado por tutores, o serviço de psicólogo de animais é uma área relativamente recente da veterinária.

Quer dizer, o estudo de psicologia animal é quase tão antigo, quanto a própria psicologia. Desde antes de Darwin (1809-1882) já se falava em comportamento animal.

Porém, apenas no século 20, a etologia (ciência que estuda o comportamento animal) começou a ser desenvolvida enquanto ramo da biologia, com Frisch (1886-1982), Lorenz (1903-1989) e Tinbergen (1907-1988).

Entretanto, a etologia é o estudo do comportamento de animais na natureza. A psicologia animal, também chamada de psicologia comparada, é um ramo que estuda o comportamento de animais que vivem (e convivem) com seres humanos.

Parte de suas origens remonta a Skinner (1904-1990), um dos fundadores do behaviorismo metodológico, e é, talvez, o teórico que melhor fundamente o trabalho de um psicólogo pet, hoje.

 

Animais de estimação e cativeiro: eles também têm sentimentos

Todos os animais, além dos humanos, têm sentimentos. A grande diferença é que eles não os expressam de forma tão explícita, algumas vezes.

Claro que se uma cadela com filhotes avança em uma pessoa que se aproxima, ali temos o medo e a fúria.

Mas e quanto à tristeza, receio ou ansiedade? Como diferenciar um gato feliz de um gato possessivo? Como identificar se um papagaio de estimação está sendo bem-tratado, se ele não tiver marcas de violência pelo corpo?

Todas essas perguntas podem ser respondidas por psicólogos animais, pois o trabalho desses profissionais é identificar emoções, através de comportamentos.

Programas como Missão Pet do veterinário Alexandre Rossi mostram parte do trabalho de um psicólogo animal. Porém, a vida real pode ser bem mais desafiadora – e interessante.

 

Estudando os animais – e os tutores

Um psicólogo animal não estuda só os pets. Os tutores também são analisados pelo terapeuta.

E perceba, aqui estamos falando de tutores, porque a forma como o ser humano se vê, em relação ao animal que convive com ele diz, em muito, sobre os comportamentos – e eventuais desvios de comportamento – do animal.

Porque os animais são livres. Não tem um “dono”. Logo, parte do trabalho do terapeuta animal incluí, também, identificar traços do comportamento do ser humano.

Animais que são maltratados, ou tratados de forma inadequada, vão demonstrar isso em seus comportamentos, seja por estarem sendo violentados ou mimados.

Mimar também é um problema, que causa desvios de comportamento, no animal, sim. Animais agem por instintos, mas esses instintos também são condicionados pelo meio.

Logo, o trabalho do psicólogo animal é estudar os animais e seus comportamentos, identificar os problemas pelos quais os animais estão passando, socializar (ou ressocializar) eles, e eventualmente fazer o adestramento adequado.

 

Como se tornar psicólogo animal?

O caminho mais garantido para você entrar na profissão é começando pela veterinária, mas estudar biologia ou zootecnia também serve. Até para você começar a ser conhecido profissionalmente.

Depois, basta ir fazendo cursos de especialização em psicologia e comportamento animal, etologia e adestramento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.