• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Negócios

5 coisas que você nunca deve fazer na frente de seus clientes

Lucas Grosso por Lucas Grosso
10 de agosto de 2022, 19:00h
em Negócios
WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

 

Empresas que têm atendimento a um público, ou a algum cliente de maneira geral (como por exemplo, empresas de consultoria) precisam adotar um protocolo de atuação, quanto pessoas externas entram em contato com funcionários.

Isso parece um pouco óbvio, mas não é adotado por muitos empresários, de forma que, como consequência, a empresa fica mal avaliada, seja em notas atribuídas pelo público, seja em auditorias externas.

Logo, saber o que você pode (e não pode) falar, e fazer, na frente de um cliente é essencial.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Você, e seus funcionários, efetivamente, são a empresa. Da mesma maneira, o que vocês fazem é o que a empresa passa, em termos em organização, metodologia de trabalho, valores e afins.

Logo, surge a pergunta: o que nunca se deve fazer, quando um cliente, consumidor ou participante externo está em seu ambiente de trabalho?

Veja algumas atitudes que devem ser evitadas nesses casos (e, de maneira geral, evitadas PONTO):

Você TambémPode Gostar

Imagem de modelos de profissionais.

Profissões em alta para 2026: veja as carreiras que vão dominar o mercado brasileiro

13 de novembro de 2025, 11:30h
Mãos femininas digitando no teclado enquanto seguram um cartão de crédito azul para compras online.

Black Friday: saiba por que fazer compras na madrugada aumenta riscos de golpes

10 de novembro de 2025, 19:39h
Leonardo DiCaprio vestido com terno segurando uma nota de dólar, cena icônica do filme O Lobo de Wall Street

Quer sair do CLT? Inspire-se com 10 histórias reais de transformação

29 de outubro de 2025, 08:39h

 

1.      Resolver conflitos internos

Resolver conflitos internos, na frente de um público externo é péssimo.

Primeiro, porque denota que a empresa está mal gerida. Claro que todas as corporações e repartições têm problemas.

Porém, quando há pessoas que não são daquele contexto, esses problemas precisam ser ocultados, ou pelo menos, minimizados.

Logo, se há algum problema, evita demonstrar isso. Lide com esse problema como se fosse algo normal, e, após a saída dos clientes, reúna a equipe, e faça a resolução desse problema.

 

2.      Falar contra a empresa, ou contra os gestores

O famoso “cuspir no prato em que comeu”, por assim dizer. Falar mal da empresa, ou dos gestores, em frente dos clientes ou colaboradores externos, é um problema grave.

Agir dessa maneira passa muitas ideias, nenhuma delas boa.

Sua imagem de funcionário fica marcada de modo negativo: ingrato, amargurado, “não veste a camisa”, isso é, não se dedica a empresa. Não tem iniciativa.

A imagem do gestor fica maculada: ele fica caracterizado como alguém autoritário ou inábil, incapaz de lidar com questões práticas, sem inteligência emocional, ou conhecimentos teóricos.

A imagem da empresa fica prejudicada: é uma empresa que não está bem administrada, não tem visão de mercado, não consegue executar seu trabalho adequadamente.

Ou seja, se você tem algum problema ou crítica em relação a empresa, ou às suas chefias diretas (ou aos demais funcionários), no mínimo, procure o departamento de Recursos Humanos.

Há diversas atitudes possíveis: reclamar na frente de pessoas externas (que dificilmente poderão fazer qualquer coisa para lhe ajudar) é a pior das opções.

 

3.      Fazer piadas ou falas grosseiras

Mesmo que os níveis de intimidade de um grupo permitam comentários indelicados, ou piadas vulgares, jamais faça isso na frente de alguém de fora.

Esse tom de fala, e esse nível de intimidade, não dizem respeito a pessoas alheias à empresa. Logo, a impressão que isso transmite é de agressividade ou desrespeito para os outros.

Quando sua equipe receber clientes ou colaboradores externos, seja o mais formal possível.

Tags: Gestão de equipesGestão de pessoasPsicologia do TrabalhoRecursos Humanos
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

Como promover sua música, sem ter contrato com uma grande produtora?

Próximo Post

4 erros que todo mundo comete, na hora de estudar Matemática

Lucas Grosso

Lucas Grosso

Formado em Letras, com Mestrado em Literatura. Adoro livros, e nunca paro de estudar coisas das mais variadas, de Poesia à Francês, passando por História e Psicologia. Tenho dois livros de poesia publicados, e outros a caminho.

PostsRelacionados

Imagem de modelos de profissionais.
Empregos

Profissões em alta para 2026: veja as carreiras que vão dominar o mercado brasileiro

13 de novembro de 2025, 11:30h
Mãos femininas digitando no teclado enquanto seguram um cartão de crédito azul para compras online.
Economia

Black Friday: saiba por que fazer compras na madrugada aumenta riscos de golpes

10 de novembro de 2025, 19:39h
Leonardo DiCaprio vestido com terno segurando uma nota de dólar, cena icônica do filme O Lobo de Wall Street
Curiosidades

Quer sair do CLT? Inspire-se com 10 histórias reais de transformação

29 de outubro de 2025, 08:39h
Foto de Michel E na Unsplash
Dicas

Frases importantes para ajudar estrangeiros em situações de emergência

25 de outubro de 2024, 18:51h
Foto de Suzi Kim na Unsplash
Dicas

As frases mais importantes para a indústria do turismo, em inglês

25 de abril de 2025, 08:40h
5 formas de gerar renda passiva de forma 100% online.
Atualidades

Quais são as 5 formas mais simples de ganhar dinheiro na internet em 2024?

14 de outubro de 2024, 11:12h
Próximo Post
4 erros que todo mundo comete, na hora de estudar Matemática

4 erros que todo mundo comete, na hora de estudar Matemática

Como a Primeira Guerra Mundial mudou a economia europeia?

Como a Primeira Guerra Mundial mudou a economia europeia?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Mãos segurando celular com identidade digital do estado do Rio de Janeiro na tela

Nova Carteira de Identidade: site para emissão do novo RG já está disponível!

2 de dezembro de 2025, 11:59h
Homem jovem em camisa jeans escrevendo em caderno com caneta amarela em ambiente interno.

Concursos e processo seletivo: conheça 3 editais que encerram inscrições nesta terça-feira, 02 de dezembro

2 de dezembro de 2025, 10:39h
ovem estudante da rede pública sorri de perfil com mochila nas costas, óculos e camiseta vinho, ao lado do logotipo colorido e da frase "Pé-de-Meia: A poupança do ensino médio". Ilustração do programa de incentivo financeiro para permanência e conclusão escolar.

Pé-de-Meia 02/12: veja quem recebe R$ 200 nesta terça-feira

2 de dezembro de 2025, 09:39h
Pessoa segurando a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A imagem ilustra o guia de como emitir a segunda via do documento na Bahia, incluindo o valor da taxa e os requisitos.

Emissão da Carteira de Identidade: quanto custa a 2ª via na Bahia?

1 de dezembro de 2025, 22:39h
Desafio visual com um menino sorrindo em festa com bolo roxo e alimentos diversos sobre mesa xadrez vermelha

Desafio Visual: encontre as 3 diferenças em até 20 segundos

1 de dezembro de 2025, 21:39h
Mulher sorridente mostrando a nova Carteira de Identidade brasileira contra fundo amarelo.

CPFs de finais 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 devem emitir a NOVA Carteira de Identidade até 30 de dezembro – Descubra como fazer!

1 de dezembro de 2025, 20:39h
Mulher sorridente escrevendo em documento com gráficos com ícone azul de verificação ao redor.

Concurso Câmara Municipal com salários de R$ 2,9 mil, mais auxílios de R$ 1.000 e R$ 300 encerra inscrições nesta terça-feira, 02/12

1 de dezembro de 2025, 19:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.