Como a Primeira Guerra Mundial mudou a economia europeia?

 

Marco do século 20, a Primeira Guerra Mundial, foi um dos maiores conflitos do século passado, sendo responsável por devastar grande parte do mundo conhecido até então e deixando diversas sequelas pelos continentes, principalmente na Europa e na África.

Além disso, a guerra foi a primeira a contar com novos elementos que mudaram o rumo das outras guerras que aconteceram posteriormente, como: a ocorrência de guerras totais, utilização de armas químicas e as trincheiras.

Esse conflito aconteceu no período de 4 anos, de 1914 a 1918.

Alguns motivos levaram ao surgimento da guerra.

De forma geral, esses foram o imperialismo dos países europeus, que era cercado pela rivalidade econômica dos países europeus, questões nacionalistas, e questões passadas não resolvidas entre os Estados europeus (por exemplo a Guerra Franco-Prussiana (1870-71).

Essas questões, levaram ao assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, um dos herdeiros do trono, do agora extinto, Império Austro-Húngaro.

A Guerra levou a algumas consequências:

 

Consequências humanas e geopolíticas

Como consequências desse conflito, podemos destacar – além dos mais de 10 milhões de mortos – a reformulação do mapa-múndi, decorrente do fim dos impérios alemão, russo, austro-húngaro e do império otomano.

Ainda, a Guerra levou a uma derrocada econômica dos países europeus.

Além disso, a derrocada dos impérios europeus, foi responsável por causar grandes mudanças no continente Africano, uma vez que naquela época, muitos dos hoje conhecidos países africanos, eram colônias desses impérios europeus.

 

Consequências econômicas

As consequências econômicas dessa guerra foram inúmeras.

Porém, para fins de resumo, podemos destacar algumas coisas.

Primeiro, os 10 milhões de mortos deixados pela guerra causaram, também, um forte impacto na economia dos países europeus. Essas pessoas representavam, também, grande parte da força de trabalho desses países.

Isso porque, entre esses 10 milhões de mortos, uma grande parcela dele era formada por uma população civil e proletária.

Além disso, a Primeira Guerra Mundial, e a sua forma de combate, foram responsáveis por devastar grande parte das terras cultiváveis na Europa.

E não podemos nos esquecer que, como essa foi uma guerra total, a economia dos países europeus que estavam envolvidos e focados em esforços bélicos foi, quase que completamente, direcionada para os esforços de guerra.

Além desses fatos, podemos destacar o surgimento e exacerbação da inflação, que fez com que a moeda dos países europeus se desvalorizasse.

Esse fato, associado ao aumento da dívida desses países, nos seus esforços de guerra, fez com que a situação daquelas nações ficasse pior.

 

Os EUA na primeira guerra mundial: os empréstimos

Economicamente, podemos destacar que um dos países que obtiveram vantagens com essa guerra foram os EUA.

Isso porque, dada a situação precária da economia europeia e ao fato de os EUA já estarem, no começo do século passado estabelecidos como uma grande economia mundial, o país realizou diversos empréstimos, com condicionalidades para as nações europeias.

Ou seja, além da dívida a ser paga, os países europeus muitas vezes precisavam gastar o dinheiro do empréstimo com bens produzidos em solo estadunidense.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.