Como ser mais produtivo em seu trabalho – mas sem falar “de trabalho”

Um dos maiores problemas de quem trabalha em empresas é a linha tênue que separa a dedicação do sacrifício pessoal, e o encorajamento dos chefes do abuso de autoridade. Empresas precisam de funcionários que “vistam a camisa”, os gestores precisam incentivar seus funcionários a eles conseguirem o melhor de si.

Como conseguir isso, sem desgastar o funcionário, e sem atitudes autoritárias por parte dos gestores? Simples, tire o foco do trabalho.

Isso pode assustar a muitos empresários, porque quando falamos em tirar o foco do trabalho, parece que estamos desconsiderando a natureza de um ambiente corporativo.

Ao contrario: tirar o foco do trabalho significa focar nos funcionários.

Focar no ser humano que executa aquele trabalho. Entender que, mais importante que o lucro e o alto desempenho, é a saúde mental dos colaboradores, o respeito as liberdades individuais, e a promoção de uma ambiente democrático e pacífico.

Uma empresa com esses elementos, talvez, não apresente altas cifras, mas, a qualidade do serviço prestado será bem maior.

Mas como fazer isso? Algumas dicas podem ajudar.

 

1.     Gamefique o trabalho

Gameficar um trabalho significa fazer ele parecer um jogo. Ou seja, significa motivar seus funcionários com uma linguagem de jogos: fale em missões e fases; faça o relatório de seu planejamento estratégico no formato de um tabuleiro; permita que seus funcionários criem avatares com perfis apontando qualidades e defeitos.

 

2.     Promova reuniões informais

As reuniões entre funcionários de seu ambiente de trabalho não precisam ser em uma sala fechada, em volta de uma mesa, ou em um auditório. Invista em objetos que ofereçam conforto, como pufes ou redes. A reunião deve ser um momento de estratégia e criatividade. Um ambiente mais informal estimula a criatividade.

 

3.     Torne o escritório um lugar divertido

A sede do Google é conhecida por ter aparelhos de videogame para os funcionários. isso porque eles sabem: se distrair com coisinhas bobas, como jogos de futebol ou luta, é vital para o bem-estar emocional de todos. Invista em pelo menos 1 jogo. Compre objetos decorativos inventivos.

 

4.     Abra mão do “dress code”

Se a sua empresa for de serviços, e quando vocês não estiverem fazendo atendimento ao público, permita que os funcionários se vistam como quiserem (sem ternos, gravatas, roupas formais, sapatos de salto…). Em uma fábrica isso não é possível, mas em um escritório sim. Pessoas confortáveis trabalham melhor.

 

5.     Tenha um espaço informal

Muitos trabalhos exigem atenção e seriedade. Logo, exigem ambientes silenciosos, e funcionários focados. Esse posicionamento pode ser muito estressante. Assim, é importante que exista, pelo menos, uma sala onde possa se tomar café, falar alto, e quem sabe, ouvir música e ver TV. Esse lugar vai servir para aliviar as tensões “recarregar as energias”.

 

6.     Encerre o expediente com um happy hour

Não é algo para acontecer sempre. De vez em quando, porém, um fim de expediente com pizza, por exemplo, pode ser a chave para fortalecer a parceira e cordialidade entre todos.

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