4 dicas de ouro para quem vai ministrar um curso EAD

Cada vez mais presente no dia-a-dia dos brasileiros, o Ensino à Distância (EAD) é uma forma de ensino que possibilita pessoas fazerem qualquer tipo de curso, não importa onde esteja a pessoa ou o ministrante.

Porém, essa modalidade ainda confunde muitos professores, pois eles pensam no EAD como um aparelho de videoconferência. E ensinar a distância não é isso. Não se trata só de você entrar numa sala de vídeo.

O maior problema, para muitas pessoas, é justamente esse: uma aula de 2 horas, por exemplo. Quase ninguém aguenta 2 horas de alguém falando. Ainda mais, pelo computador.

Aulas presenciais não podem se resumir a alguém falando. Por que aulas a distância poderiam? Não, o Ensino À Distância é um recurso poderoso, e cheio de funcionalidades e, para muitos, é a única forma de se obter esse conhecimento.

Então, quais são as dicas para um bom EAD? Confira:

 

1.     Não faça uma palestra

A não ser que seja a proposta, não faça uma palestra. Haverá momento onde quem fala é você, exclusivamente. Em outros, abra os microfones para perguntas. Promova debates entre os participantes. Permita que outras pessoas falem.

Você não está fazendo um vídeo pelo Youtube.

Então, não seja o dono da palavra.

Seus alunos vão se distrair depois de 20 minutos, que é o tempo que o tempo que o cérebro aguenta, mais ou menos, manter a atenção em alguém que fala, fala, fala… Falas curtas e microfones abertos são seus aliados.

 

2.     Promova debates

Ao invés de fazer 2 horas de aula com exposição, por exemplo, faça uma fala de 30 minutos, separe os alunos em grupos e dê mais uns 30 ou 40 minutos para eles conversarem, e por fim, faça um debate que vai ocupar os 40 ou 50 minutos finais.

Dessa forma, você desperta o interesse dos alunos. Ainda, estimula a autonomia e o pensamento autoral deles; isso fará a aula mais movimentada.

Lembre: no “mundo exterior”, às vezes surgem coisas mais interessantes do que a aula. Você faz os alunos perderem  interesse por elas, quando sua aula fica cativante.

 

3.     Divida a tela – mas não muito

Não adianta você fazer uma fala agitada, e depois passar para os alunos um vídeo de 2 horas. Eles vão perder o interesse, da mesma maneira.

Dividir a tela é bom para prender a atenção de todos. Mas não deixe que a imagem seja sempre a mesma.

Use slides curtos, use vídeos curtos (e atenção à imagem e ao som do vídeo), use fotografias… Faça a tela principal (a sua) estar sempre mudando, para os alunos permanecerem atentos.

 

4.     Pausas do café são vitais

Pode parecer besteira, mas se você fizer um intervalo de vinte minutos a cada hora de fala, a aula vai fluir melhor. Os alunos vão usar essa pausa pra usar o banheiro, tomar um café, esvaziar um pouco a cabeça…

Essa pausa servirá para deixar o cérebro renovado, para o momento seguinte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.