5 verdades sobre o home office

 

Uma das modalidades de trabalho que mais cresce nos últimos anos é a de home office. Ou seja, trabalhar de sua casa. É um trabalho que traz muitas vantagens, mas também muitas desvantagens. E algumas, você só descobre quando começa.

Os empregos que podem ser feitos na modalidade home office são dos mais variados.

De redação (um dos mais comuns) a engenharia, passando por desenvolvimento de softwares, UX designer, professor, médico, entre outros.

Porém, há algumas verdades sobre o home office, e elas podem ser bastante desagradáveis.

Você imagina quais sejam essas “verdades do home office”? Confira:

 

1.      No home office, durante o trabalho, você “não está em casa”

Isso pode parecer uma ideia absurda. Mas ela precisa ficar bem clara, se você está optando por trabalhar em casa.

Durante seu expediente em uma empresa, você não pode, simplesmente, fazer uma pausa pra lavar a louça ou passar aspirador na sala. Por quê? Porque você não está em casa!

No caso do home office, muitas pessoas têm dificuldade em fazer essa distinção. Logo, em um período de oito horas, alas alternam o trabalho remunerado, e outras coisas – que só fazem porque estão em casa.

E essa falta de limites atrapalha o bom andamento do serviço, e a relação do individuo com seu lar. Você fica exausto de estar em casa.

 

2.      Só faça o seu home office no seu “espaço do home office”

Uma forma de fazer home office, sem parecer que você está em casa é com o seu “espaço do home office”. Pode ser um quarto, o canto de um quarto ou até uma mesa retrátil.

O importante é que lá seja um lugar exclusivamente voltado ao trabalho. Ou seja, quando você está lá, você trabalha, e nada mais. Não é um quarto para ver filmes, uma mesa pra usar no aniversário das crianças…

É seu trabalho.

 

3.      Sua família só atrapalha

Sempre que possível, se você for fazer home office, esteja sozinho em casa. A família atrapalha seu trabalho.

Você precisa ficar sozinho para trabalhar. Isso não significa que você não goste deles. É só uma questão puramente profissional.

Seus filhos não ficariam no seu escritório, se você trabalhasse fora de casa. Porque eles ficam no seu escritório interno? Quando for trabalhar no home office, se isole da família.

 

4.      Você não está disponível 24 horas

Da mesma forma que, quando você sai do escritório, você não está mais no trabalho, quando seu horário de home office acaba, você não deve mais trabalhar.

Se você não se condicionar dessa forma, aquela “quarta parede” entre seu trabalho e sua casa caí, e aí você não para de trabalhar.

Quando terminar seu dia de trabalho, não trabalhe mais!

 

5.      Home office também tem uniforme

A ideia de trabalhar usando pijamas não funciona no home office.

Se arrumar “para o trabalho” (e trocar de roupa no fim do dia) é mais uma forma de você manter o distanciamento entre sua casa, e o trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.