5 verdades inconvenientes sobre trabalhar como redator

Muitas pessoas que gostam de marketing, jornalismo, pesquisa de assuntos variados, produção cultural e, principalmente, ESCREVER, pensam em trabalhar como redatores, seja como trabalho principal, seja como complemento de renda.

Pensam que o trabalho será escrever sobre coisas interessantes, pesquisar, ler bastante, escrever sobre coisas que gostam, usar a criatividade, e, ainda, dizer por aí “Sou escritor”. Claro que isso tudo existe, nesse trabalho.

Mas aqui não são só flores, como dizem. Há muitas questões no trabalho de redator que você descobre apenas depois que começa, e essas, às vezes, são bem irritantes.

Se para você (como é para mim, porque gosto muito desse trabalho) essas conjecturas forem meros detalhes de algo bem mais interessante e divertido – escrever – tenho uma boa notícia: você está pronto para ser redator!

E que coisas são essas? Confira:

 

1.     Você vai precisar somar muitos trabalhos para ter uma boa renda

Imagine que você consegue escrever 1.000 palavras sobre games em apenas 1 hora. Perfeito! Você consegue produzir um bom volume para sites, em uma semana.

O problema é que a maioria dos contratantes de artigos de conteúdo paga pouco por 1.000 palavras – ainda mais se você está começando.

Ou seja, você vai precisar produzir bem mais do que só 1.000 palavras por dia, para conseguir trabalhar só como redator.

Isso faz com que em dado momento de seu dia de trabalho, olhar para uma tela de texto seja algo quase impossível.

Mas, com o tempo, você consegue aumentar a quantidade de trabalho, diminuindo o tempo de produção.

 

2.     Fazer home office é mais difícil do que parece

Se algo que a pandemia do novo coronavírus, em 2020, ensinou foi que trabalhar em casa não é algo tão fácil. Ainda mais se você não tem uma casa adaptada para isso.

Ou seja, às vezes, trabalhar de casa pode ser muito cansativo. E, trabalhar como redator, quase sempre, vai significar trabalhar de casa. Você acorda e seu trabalho está ali, na sala.

Se você não conseguir distinguir bem esses espaços (casa/trabalho), ou você fica muito estressado, ou você vai trabalhar em outro lugar (um café, por exemplo).

 

3.     Nem sempre você vai fazer um texto bom – mas prazo é prazo…

Já tive textos que fiz anteriormente, e quando terminei pensei que poderia ter feito algo bem melhor. Mas o prazo, simplesmente, não permitia.

Ou seja, trabalhar como redator significa escrever trabalhos não muito bons, apenas para cumprir o prazo. Se isso não for um problema pra você, vai fundo.

 

4.     Haja criatividade

Às vezes, uma das grandes dificuldades da redação de conteúdo é levantar pauta. E aí você termina por fazer pautas repetitivas. Isso pode ser muito cansativo para algumas pessoas.

Outra coisa que pode aborrecer algumas pessoas é escrever sobre assuntos que não lhe interessam. Mas, você precisa, por ser o trabalho em questão.

 

5.     Sem tempo

Às vezes, o trabalho de redator vai ocupar muito mais tempo do que você gostaria, atrapalhando outras atividades, mesmo do cotidiano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.