Como se inserir no mercado de trabalho, mais velho

 

Uma situação cada vez mais comum no Brasil do século XX é o de pessoas mais velhas (acima dos 40 anos) ingressando no mercado de trabalho.

Muitos desses candidatos já estavam empregados, mas situações da vida os obrigam a procurar uma nova carreira. Outros, são pessoas interessadas em se reinventar.

Muitas histórias envolvem essas pessoas. O ponto em comum delas, porém, é o que nos guia aqui: como fazer para se inserir no mercado, depois de certa idade?

 

1º Prestando concursos

Essa opção é meio óbvia, e sobre ela, não há muito o que se dizer. Basta acessar site como o Pensar Cursos ou o Notícias Concursos e correr atrás.

 

2º Empreender

Opção para os mais corajosos, já que empreender demanda, capital inicial, conhecimento do mercado, uma boa dose de espirito de aventura e criatividade.

Mas é sempre uma opção. Uma boa opção, inclusive, caso a pessoa tenha tudo o que e necessário para abrir um negócio que, se não for enriquecê-la vai, ao menos sustentá-la.

 

3º Se empregando em uma empresa nova

A maioria das pessoas mais velhas que buscam emprego vai procurar, na verdade, uma empresa nova. E se não é fácil para uma pessoa jovem, o que dirá para alguém mais velho, não é?

O mito sobre “a voz da experiência” nem sempre funciona aqui, isso é importante de ser dito. Muitas empresas tem preconceito contra pessoas mais velhas, apontando para uma eventual alienação às tecnologias ou teorias. Outras reforçam as questões trabalhistas, que envolvem contratar alguém que, em alguns casos, logo vai se aposentar.

Deixando esses problemas de lado, sejamos otimistas. É possível se inserir no mercado de trabalho depois de certa idade? Sim. Como? Veja algumas dicas.

 

1.     Estude tecnologia ou se atualize na sua área

Aqui na Pensar Cursos temos diversos cursos de atualização e formação. E se atualizar é essencial para quem busca uma vaga nova.

Se atualizar em tecnologia é vital: hoje o mundo passa por um smartphone; negar isso é negar o óbvio. Se você, trabalhador sênior não tem experiência com tecnologias, atenção: está na hora de estudar.

Já estudar sobre sua área, isso fará diferença, porque aí você une duas coisas importantes: a “voz da experiência” ao conhecimento atualizado.

 

2.     Networking

Tenha uma conta no LinkedIn, participe de eventos, mande mensagens para pessoas da sua área… Em resumo, FAÇA NETWORKING, isso é, estabeleça uma rede de contatos que possam te ajudar, seja com vagas, seja com dicas.

 

3.     Procure uma empresa de outplacement

Empresas de outplacement são aquelas que buscam auxiliar empregados demitidos de uma empresa, buscando soluções para aqueles, como coaching, orientação profissional, etc. Procure o serviço, se for o caso.

 

4.     Tenha um currículo enxuto

Faça um currículo curto, apenas com as experiências mais relevantes de sua carreira. Empregadores não precisam saber de tudo o que você fez, mas precisam saber o que é MAIS IMPORTANTE, disso que você fez.

Enfatize suas potencialidades pessoais e empregos anteriores mais duradouros.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.