5 dicas para fazer um bom artigo-lista

 

Vocês pediram, e aqui vou eu: vou revelar meus segredos de redator. Você sabe como fazer um bom artigo-lista? Sabe como fazer um artigo-lista eficiente e com rapidez? Sabe, aliás, porque usamos artigos lista? Confira:

 

1.      Saiba o que é um artigo-lista

A primeira dica é saber o que é um artigo-lista. Saber o que é e como se estrutura o gênero, facilita na hora de você criar conteúdos originais e criativos.

No caso aqui, artigos-lista são aqueles com diversos subtítulos enumerado (1, 2, 3…). Você se propõe a tratar de um tema, e elenca um número de tópicos para esse tema, numerando-os.

Isso é um “artigo-lista”.

Essa estrutura traz duas vantagens.

Primeira, instiga o leitor a continuar a leitura (por exemplo, aqui serão 5 dicas; saber quais são desperta a curiosidade).

Segunda, define os limites do artigo (ou seja, não é um artigo sobre “história do artigo-lista”, mas sim um número definido de dicas).

 

2.      Defina um tema específico

Isso é, se proponha a falar algo bem específico, para que seus tópicos não sejam muito diferentes entre si.

Aqui, vou dar dicas de como fazer artigos-lista. Ou seja, não vou dizer qual é a vantagem de uma artigo-lista, não vou dizer quem inventou, não vou falar sobre como usar na publicidade…

Enfim: é um tema específico. Assim, você, leitor, já fica instigado a continuar lendo, porque sabe qual é o assunto.

 

3.      Tenha fórmulas prontas, mas eficazes

Uma fórmula pronta (mas eficaz) é, nesse caso, basicamente, uma estrutura de texto e gramática que facilita a escrita (e leitura) de determinado gênero.

Em poesia, não existe muito uma “fórmula”: é um texto artístico. Em um artigo-lista, não; é um texto informativo. Então, uma fórmula facilita a vida de todo mundo.

Aqui, por exemplo, crio subtítulos, com frases afirmativas, uso conjunções para conduzir e facilitar sua leitura (o “por exemplo” acima), tenho uma estrutura de parágrafo que sempre sigo (por exemplo, criar uma frase e, entre parênteses ou travessões, explicar ela usando a expressão “por exemplo), entre outros.

 

4.      Saiba usar o tom correto

Usar palavras e estilos adequados ao tema de um artigo-lista é essencial.

Em artigos de temas graves (por exemplo, “violência doméstica na escola”), uso um tom de escrita sério: palavras formais, nada de humor…

Já em artigos de temas tranquilos (como esse), aí uso humor (como no primeiro parágrafo), uma linguagem menos formal, experiências pessoais…

Isso cria uma afinidade entre nós: eu consigo passar a mensagem; já você, entende a mensagem, e ao mesmo tempo, sente simpatia pelo texto, quer continuar a leitura.

 

5.      Seja criativo e original

Usar de criatividade e originalidade, dentro de uma estrutura fechada, não é fácil. E nem sempre dá certo. Mas quando dá certo, faz o artigo ter personalidade. Deixa-o único.

A criatividade faz a leitura de um texto mais interessante e divertida. A boa notícia é que ela pode ser desenvolvida.

Para isso, estude escrita, para você descobrir um estilo que seja próprio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.