5 cursos para atrizes e atores fazerem

Se você é quer ser uma atriz ou ator de sucesso – e aqui, pensando sucesso como “fama”, “reconhecimento” e “trabalhos conceituados” – provavelmente você já sabe: não basta saber atuar.

Saber atuar, claro é o mínimo. Mas para ser um ator de sucesso é preciso mais do que “o mínimo”.

Ter conhecidos ajuda. Mas só até “a página 2”. Sua fama será limitada, conquanto você faça coisas para mantê-la, e seus trabalhos, talvez, não sejam valorizados pelo público.

E veja bem: fazer “alguma coisa” pode ser um trabalho conceituado ou um escândalo. Seja optando pelo primeiro, seja pelo segundo, você terá fama – entretanto, terá críticas negativas.

É como diz o ditado: não dá pra agradar a todo mundo, o tempo todo.

Assim, considerando que você quer ser reconhecido, quer ter trabalhos conceituados, tem como padrão de atuação Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Lázaro Ramos, eis 5 cursos que podem te ajudar a trabalhar melhor.

 

1.     Canto

Cantar é algo mais ou menos fácil. Abra a boca e emita sons. Agora, cantar em nível profissional, isso exige treino preparo e conhecimento de técnicas de aquecimento vocal, imposição da voz, respiração, e claro, teoria musical.

Se você quer estar pronto para atuar em qualquer papel, saber cantar garante uns pontos a mais no currículo!

 

2.     Danças

Alguns atores e atrizes vêm do balé ou dança contemporânea. Já alguns bailarinos e dançarinos começam a atuar dramaticamente. Mas ser bailarino não te faz ator e ser ator não te faz bailarino.

São habilidades diferentes, conhecimentos diferentes, teorias diferentes. Saber ambas, entretanto, só vai ampliar o leque de possibilidades profissionais em sua vida.

Além disso, por vezes, falta ao ator um know-how sobre corporeidade, que sobra ao bailarino. Ou seja: ter aulas de dança vai ajudar, mesmo se você não for dançar.

 

3.     Psicologia

Ter aulas de psicologia para artes dramáticas não significa estar pronto para debater as teorias do ego em Freud e Lacan. A questão aqui é entender a mente humana.

Saber criar uma personalidade, e saber da importância de certas falas, gestos e movimentos em uma personagem. Isso não se aprende (só) com psicologia, e nem se aprende (só) com aulas de atuação.

Mas com os dois conhecimentos, a chance de você ter sucesso na hora de criar personagens marcantes é maior.

 

4.     Direção

Saber como acontece a direção de uma peça de teatro ou filme ajuda você a ser um profissional mais preparado para se portar no espaço cênico.

Isso é, como você deve se portar no palco, como atuar, como usar luzes e planos para desenvolver sua personagem…

Claro, o diretor estará lá para te dirigir. Porém, se você também souber o que fazer, ajuda.

 

5.     Preparação física

Quando pensamos em “preparação física”, não estamos falando de estética. Antes, da sua capacidade de aguentar horas de gravação ou peça, andando, pulando, correndo, e ainda assim, impondo a voz e o corpo.

Atores precisam ter vigor, para dar a corporeidade exclusivamente única, que cada personagem exige.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.