• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Negócios

5 coisas que você nunca deve fazer na frente de seus clientes

Lucas Grosso por Lucas Grosso
10 de agosto de 2022, 19:00h
em Negócios
WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

 

Empresas que têm atendimento a um público, ou a algum cliente de maneira geral (como por exemplo, empresas de consultoria) precisam adotar um protocolo de atuação, quanto pessoas externas entram em contato com funcionários.

Isso parece um pouco óbvio, mas não é adotado por muitos empresários, de forma que, como consequência, a empresa fica mal avaliada, seja em notas atribuídas pelo público, seja em auditorias externas.

Logo, saber o que você pode (e não pode) falar, e fazer, na frente de um cliente é essencial.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Você, e seus funcionários, efetivamente, são a empresa. Da mesma maneira, o que vocês fazem é o que a empresa passa, em termos em organização, metodologia de trabalho, valores e afins.

Logo, surge a pergunta: o que nunca se deve fazer, quando um cliente, consumidor ou participante externo está em seu ambiente de trabalho?

Veja algumas atitudes que devem ser evitadas nesses casos (e, de maneira geral, evitadas PONTO):

Você TambémPode Gostar

Foto de Michel E na Unsplash

Frases importantes para ajudar estrangeiros em situações de emergência

25 de outubro de 2024, 18:51h
Foto de Suzi Kim na Unsplash

As frases mais importantes para a indústria do turismo, em inglês

25 de abril de 2025, 08:40h
5 formas de gerar renda passiva de forma 100% online.

Quais são as 5 formas mais simples de ganhar dinheiro na internet em 2024?

14 de outubro de 2024, 11:12h

 

1.      Resolver conflitos internos

Resolver conflitos internos, na frente de um público externo é péssimo.

Primeiro, porque denota que a empresa está mal gerida. Claro que todas as corporações e repartições têm problemas.

Porém, quando há pessoas que não são daquele contexto, esses problemas precisam ser ocultados, ou pelo menos, minimizados.

Logo, se há algum problema, evita demonstrar isso. Lide com esse problema como se fosse algo normal, e, após a saída dos clientes, reúna a equipe, e faça a resolução desse problema.

 

2.      Falar contra a empresa, ou contra os gestores

O famoso “cuspir no prato em que comeu”, por assim dizer. Falar mal da empresa, ou dos gestores, em frente dos clientes ou colaboradores externos, é um problema grave.

Agir dessa maneira passa muitas ideias, nenhuma delas boa.

Sua imagem de funcionário fica marcada de modo negativo: ingrato, amargurado, “não veste a camisa”, isso é, não se dedica a empresa. Não tem iniciativa.

A imagem do gestor fica maculada: ele fica caracterizado como alguém autoritário ou inábil, incapaz de lidar com questões práticas, sem inteligência emocional, ou conhecimentos teóricos.

A imagem da empresa fica prejudicada: é uma empresa que não está bem administrada, não tem visão de mercado, não consegue executar seu trabalho adequadamente.

Ou seja, se você tem algum problema ou crítica em relação a empresa, ou às suas chefias diretas (ou aos demais funcionários), no mínimo, procure o departamento de Recursos Humanos.

Há diversas atitudes possíveis: reclamar na frente de pessoas externas (que dificilmente poderão fazer qualquer coisa para lhe ajudar) é a pior das opções.

 

3.      Fazer piadas ou falas grosseiras

Mesmo que os níveis de intimidade de um grupo permitam comentários indelicados, ou piadas vulgares, jamais faça isso na frente de alguém de fora.

Esse tom de fala, e esse nível de intimidade, não dizem respeito a pessoas alheias à empresa. Logo, a impressão que isso transmite é de agressividade ou desrespeito para os outros.

Quando sua equipe receber clientes ou colaboradores externos, seja o mais formal possível.

Tags: Gestão de equipesGestão de pessoasPsicologia do TrabalhoRecursos Humanos
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

Como promover sua música, sem ter contrato com uma grande produtora?

Próximo Post

4 erros que todo mundo comete, na hora de estudar Matemática

Lucas Grosso

Lucas Grosso

Formado em Letras, com Mestrado em Literatura. Adoro livros, e nunca paro de estudar coisas das mais variadas, de Poesia à Francês, passando por História e Psicologia. Tenho dois livros de poesia publicados, e outros a caminho.

PostsRelacionados

Foto de Michel E na Unsplash
Dicas

Frases importantes para ajudar estrangeiros em situações de emergência

25 de outubro de 2024, 18:51h
Foto de Suzi Kim na Unsplash
Dicas

As frases mais importantes para a indústria do turismo, em inglês

25 de abril de 2025, 08:40h
5 formas de gerar renda passiva de forma 100% online.
Atualidades

Quais são as 5 formas mais simples de ganhar dinheiro na internet em 2024?

14 de outubro de 2024, 11:12h
A escolha entre empreender ou estudar para concursos públicos depende de diversos fatores. Imagem: Freepik
Concursos Públicos

É melhor empreender ou estudar para concursos públicos?

9 de outubro de 2024, 11:17h
carl raw srsYu BYNo unsplash
Economia

Você conhece a história dos shoppings centers?

26 de setembro de 2024, 23:14h
thisisengineering ZPeXrWxOjRQ unsplash
Empregos

Os 10 países com a maior produção de tecnologia digital hoje – e como entrar nesse mercado

26 de setembro de 2024, 16:39h
Próximo Post
4 erros que todo mundo comete, na hora de estudar Matemática

4 erros que todo mundo comete, na hora de estudar Matemática

Como a Primeira Guerra Mundial mudou a economia europeia?

Como a Primeira Guerra Mundial mudou a economia europeia?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Equações com maçã, banana e coco para resolver sistema matemático de lógica.

Desafio de lógica: aprenda a resolver o sistema de frutas!

18 de outubro de 2025, 13:39h
Senhora idosa feliz com notas de cem reais na mão e polegares para cima, representando a satisfação com o pagamento do INSS.

R$ 8.157,41 do INSS: veja se seu pagamento será antecipado para dia 20

18 de outubro de 2025, 12:09h
Notas de 50 reais sendo seguradas por uma pessoa, simbolizando o pagamento de benefícios sociais.

Pé-de-Meia e Bolsa Família: veja as datas de pagamento de outubro

18 de outubro de 2025, 10:39h
Imagem de um profissional sorrindo enquanto trabalha em seu laptop, com notas de dinheiro ao fundo, simbolizando as oportunidades no mercado de trabalho brasileiro impulsionadas por tecnologia e sustentabilidade.

As profissões que estarão em alta até 2030 e pagam bem: confira a lista

18 de outubro de 2025, 09:39h
Imagem de instrutor de trânsito conduzindo aula prática de direção para aluno

Saiba como ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

18 de outubro de 2025, 08:39h
Mãos segurando cartões com rostos de emoções: um rosto triste vermelho e um rosto feliz verde. Ilustra a dualidade de sentimentos entre ser engraçado e estar triste.

A psicologia explica: por que as pessoas mais engraçadas às vezes estão tristes?

17 de outubro de 2025, 22:39h
Mulher em biblioteca usando notebook para estudar o edital do Concurso Público da Prefeitura. Representa a busca por vagas de nível médio, técnico e superior.

SAIU EDITAL! Concurso público para cargos de níveis médio/técnico e superior oferece salários de até R$ 12 mil

17 de outubro de 2025, 21:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.