4 motivos para você ler a página de Negócios de um jornal, mesmo se você não for empresário

 

Se você não é um empreendedor, um empresário, ou funcionário de uma empresa, muito provavelmente você não lê nem a página de Negócios do seu jornal, nem um site de Business ou investimentos.

Mas sabia que você deveria (caso você leia, entretanto, esse artigo não é pra você)?

A primeira reação, naturalmente, tal vez seja perguntar: por que? Se você não é desse meio, porque ler sobre negócios b2b? Se você não é gerente financeiro, qual a importância de pensar um processo de compliance?

Leia aqui nesse artigo 4 motivos para você ler sobre Negócios, mesmo se não for um empresário.

 

1.      Estamos na era dos Business

Estamos em um momento da Historia em que os Negócios ditam as relações de emprego. Mesmo se você não for funcionário de uma empresa, o mundo está cada vez mais empresarial.

Empregos que antes não eram tão focados em Business, como era o caso de profissões Liberais (arquitetos, médicos, jornalistas, psicólogos, entre outras), no século 21 estão cada vez mais voltadas para o empreendedorismo.

Não basta mais você ser um profissional com pós-graduações e especializações. É preciso empreender sua carreira “vender seu peixe”.

A ideia geral das profissões Liberais, na contemporaneidade é: “Você é a empresa”.

Mas será que você sabe gerenciar sua empresa?

 

2.      Grandes empresas influenciam governos

Não acredite tanto na historia de “lisura política”. Mesmo em países com baixíssima corrupção (países “de primeiro mundo”, como Noruega, Coreia do Sul ou Canadá), os interesses políticos nem sempre atendem à população.

Corporações influenciam planos de governo. Ponto. Se o país tem uma cultura de mais honestidade ou transparência, a grande diferença é que os discursos empresariais vão se disfarçar de interesses públicos.

Por isso, entender um pouco sobre o mundo dos negócios, sobre o funcionamento de corporações, ou sobre economia global vai servir para você se posicionar como cidadão, na busca pelos seus direitos, ou na hora de cobrar seus representantes.

 

3.      Saiba sobre o que você está consumindo

Entender um mínimo de negócios não é, apenas, entender sobre o funcionamento de uma empresa.

Muito do conhecimento sobre business vai ajudar você a entender sobre o serviço oferecido pelas empresas.

Por exemplo, saber sobre gerenciamento de custos servirá para você entender por que algumas empresas de delivery cobram um valor x e outras, um valor y. Ter consciência sobre o fornecimento de commodities fará você julgar se o preço de um produto está adequado, ou não.

 

4.      Pensando no futuro

Considerando a mentalidade neoliberal do contemporâneo (“Você é a empresa”), uma questão de vital importância é seu futuro.

Você pensa como será sua vida, quando você não puder mais trabalhar (por doença, falta de disposição ou por qualquer outro motivo)? Você saberá como gerenciar seus gastos?

Ler sobre negócios vai ajudar você a entender o atual panorama econômico do mundo, bem como sobre como se preparar para sua aposentadoria – seja ela privada ou INSS.

 

Veja o concurso do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.