4 conhecimentos essenciais para quem quer trabalhar com Ciências Bioquímicas

A Bioquímica é uma das áreas da ciências naturais que mais cresce, no mundo de hoje. Isso acontece devido à demanda de indústrias como a farmacêutica, a alimentar e a médica. Bioquímicos têm e terão muito trabalho no século XXI.

Há doenças para serem curadas, crises de abastecimento de alimentos e água, e problemas urgentes como a poluição e a busca por fontes de energia limpa…

Então, se você é formado em Biologia, Farmácia ou Química (ou mesmo Física), especializar-se em Bioquímica pode lhe render um futuro promissor. Contudo, você não deve deixar de estudar 4 áreas que, num primeiro momento, não parecem ter nenhuma relação com Bioquímica – mas têm. Veja porque:

 

1. Estatística

Na maior parte das Universidades brasileiras, Estatística é uma matéria obrigatória em cursos de Ciências naturais. Porque um cientista precisa saber fazer levantamento e análise de dados.

Você precisa obter dados como, a porcentagem de células afetadas por um remédio, a probabilidade de efeitos colaterais de um inseticida… Muitos pesquisadores relegam essas atividades a um estatístico, alguém da área de Matemática que se especializou nisso.

Porém, saber estatísticas com perfeição vai permitir você ser um pesquisador melhor. seu trabalho ganha dinamismo, e você produz resultados mais precisos.

2. Direito

Muitos pesquisadores da Indústria Farmacêutica cometem erros gravíssimos, ao desconsiderar questões como Direitos Humanos, Legislação Ambiental ou princípios da Bioética em suas pesquisas.

Ou seja, você precisa saber de Leis, para conseguir fazer seu trabalho de forma adequada. Não é pra tirar um diploma em Direito, ou ser capaz de passar na OAB. O pesquisador de Bioquímica precisa saber o básico do Direito relativo à suas áreas de pesquisa.

Conceitos de Propriedade intelectual, Direito ambiental, Ética e Direitos Civis passam pelo seu trabalho, a todo o momento.

Como evitar um plágio? Quais os limites para fazer experimentos com drogas? O que precisa ser considerado, ao se iniciar um teste com cobaias humanas? Um pesquisador sem esse conhecimento pode, muitas vezes, cometer crimes, sem o saber.

3. Línguas

Estudar Inglês e Espanhol, para acessar trabalhos internacionais é o mínimo, claro.

Mas e a sua própria língua, você sabe? Sabe como produzir um relatório sobre uma pesquisa que deu errado, mas eximindo sua equipe de pesquisadores da culpa? Sabe produzir um relatório de pesquisa que convença investidores a renovarem as bolsas de financiamento de seu projeto?

Sem contar, é claro, com a escrita de textos como Bulas, Etiquetas de produtos, textos para a comunidade não-científica.

Estudar redação, gramática, e sintaxe fará você um pesquisador mais apto a tornar seu trabalho algo acessível e palatável ao público “comum”.

 

4. Filosofia e Sociologia

Além dos estudos sobre Ética e Moral, a Filosofia e a Sociologia ajudam você a entender o funcionamento da Política e da Sociedade.

A sociedade vai se interessar em cobrar que órgãos públicos financiem seu projeto (ou cobrar um cancelamento de verbas). Já Política, aqui, é o mesmo que burocracia.

E você sabe: Institutos de Pesquisa são burocráticos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.