4 características de um bom professor

Uma das profissões mais importantes que há é a de professor. Seja no ensino infantil, fundamental, médio ou superior, é um trabalho, sem o qual, nenhum outro existiria.

E o que são as características que fazem um bom professor? O que pessoas que querem seguir por essa carreira precisam ter?

Claro que, falando assim, parece que estamos excluindo os traços individuais de personalidade de cada profissional. Nada disso, há diferentes perfis de professor. Entretanto, dentro de perfis diversos, há 4 características comuns, que são essenciais para todo professor.

Há professores que não têm essas características e ainda assim são bons profissionais? Talvez. De minha experiência, de quatro anos como professor, ainda não vi nenhum bom profissional, sem esses 4 eixos-base.

(Adianto: paciência não é um deles!)

 

1.     Interesse-se em pesquisar sua matéria

Bons professores são pessoas que têm interesse em pesquisar sobre sua matéria, para além do básico que aprenderam em cursos de licenciatura. E nesse caso, não é, necessariamente pesquisar novos temas – apenas.

Uma das pesquisas que professores bons fazem é, pesquisar novas abordagens. Novas formas de ler um texto, novas formas de pensar aritmética, novas perspectivas em biologia…

Há professores que pesquisam novas matérias, por novas abordagens. Não é regra, e não é um “plus a mais”. Porém, pesquisar coisas novas acerca da matéria é sempre uma qualidade.

 

2.     Interesse-se em conhecer os alunos pelo nome

Pode parecer uma bobagem, mas pense bem, você prefere ser chamado pelo seu nome, ou por um número?

Professores que decoram o nome de seus alunos, que falam com eles pelos nomes, são profissionais que conseguem fazer um bom trabalho.

O aluno se sente acolhido, se sente abordado enquanto uma pessoa, pois a ideia de numerar é, em si, uma burocratização desnecessária.

Assim, na hora de fazer a chamada, opte pelo nome. Se você não for bom em guardar nomes, já avise isso de prontidão. Apenas evite falar, a todo momento, “aluno”.

 

3.     Mostre que você tem uma vida fora da escola

Bons professores não são aqueles que só falam, com alunos, sobre a matéria. Claro que o professor não precisa dar uma ficha completa, com crenças pessoais, vergonhas íntimas e preferências.

Mas, ser um professor que conversa sobre outras coisas, que fala o que faz no fim de semana, que opina sobre filmes, jogos e afins, cria uma ponte, com os alunos, mostra que você tem opiniões. Tem “vida fora da escola”.

Perceber semelhanças entre o professor e o aluno é essencial. Mesmo se o aluno não se interessa pela matéria.

 

4.     Nunca seja desrespeitoso

Brigar com alunos, discutir, às vezes até usar um “cale a boca” são coisas que acontecem no momento de raiva. E momentos de raiva acontecem em sala de aula.

Porém, o que o professor não pode é ser desrespeitoso. Ofender o aluno pessoalmente, falar mal de um trabalho dele na frente de toda a sala, criar apelidos, entrar em brincadeiras.

Desrespeitar o aluno o faz ficar com raiva de você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.