3 vantagens e 3 desvantagens na terceirização de trabalhos

 

Muito se fala hoje em dia sobre terceirização. Isso é, contratar uma empresa para fazer certo serviço para você.

Ao invés de contratar um motoboy, contratar uma empresa de entregas. Ao invés de pagar uma diarista, pagar para uma empresa de faxinas.

Esses exemplos são os mais comuns, uma vez que são serviços que não trazem grandes exigências técnicas na sua execução.

Porém, há terceirização nas mais diversas áreas de trabalho. Na auditoria, na docência, na jurisprudência, na medicina…

E qual é a vantagem de se terceirizar?

A primeira delas é no que se refere a custos. É, consideravelmente, mais barato, contratar uma empresa, pois será ela quem vai arcar com termos legais como Previdência, Fundo de Garantia, Licenças Médicas e similares.

Por outro lado, a grande desvantagem é você não saber exatamente quem são os funcionários. Logo, não há esse vínculo tão importante para manter uma identidade empresarial, por exemplo.

Quer saber mais vantagens e desvantagens na terceirização? Confira nosso post!

 

Vantagens

1.      Custos

Com a terceirização de trabalhos, sua empresa economiza. Impostos, custos de produção, transporte, alimentação e demais direitos ficam por conta da empresa que está prestando serviço.

Logo, sua verba pode ser direcionada na ampliação do core business da empresa e demais investimentos.

 

2.      Equipe experiente

Em alguns nichos de mercado, terceirizar significa contratar profissionais que já vem com know-how e treinamento corporativo prévio. Dependendo do departamento que você terceiriza, os trabalhos são tão técnicos, que nenhuma adaptação é necessária.

Em termos práticos, isso significa economia de tempo, na hora de iniciar uma nova operação ou processo.

 

3.      Processos com mais lisura

Empresas de serviços terceirizados vão prestas seu serviço com lisura, isso é, honestidade e clareza, doa a quem doer – afinal, foram contratadas para isso.

Se você precisa fazer, por exemplo, uma avaliação de desempenho, ou auditoria, uma empresa terceirizada vai trazer resultados reais, mesmo que isso aponte para as deficiências de um setor liderado por uma gerente bem-conceituado.

 

Desvantagens

1.      Distanciamento profissional

Trabalhar com funcionários terceirizados, produz um ambiente de trabalho mais profissional. Ou seja, a única proximidade entre os funcionários é no que se refere ao trabalho.

Isso pode causar impactos emocionais, e reduzir a identidade profissional da equipe. Para trabalhos que exijam afinidade entre todos os envolvidos, essas perdas e efeitos contribuem para insucessos e baixo rendimento.

 

2.      Indefinições em direitos trabalhistas

Ainda há muitas discussões sobre quais são os direitos de funcionários terceirizados, e sobre como que acontece essa relação entre o funcionário da empresa prestadora, e dele, com a empresa contratante.

Assim, todas as relações de trabalho do funcionário terceirizado devem ser documentadas, e tudo precisa ser de acordo com o contrato.

Isso é, eles não podem ser relocados para outras áreas, sem consentimento da empresa secundária.

 

3.      Descontinuidade cronológica

Uma equipe terceirizada vai prestar seu serviço, apenas pelo tempo que for contratada. Assim, se outra empresa for empregada, os processos precisaram ser estudados, antes de iniciados. Você perde tempo útil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.