Vestibular UERJ 2025: pedidos de isenção podem ser feitos a partir desta quinta (14)

Veja como solicitar a isenção da taxa e participar do vestibular

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma instituição pública de ensino superior pública com sede principal na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

O processo seletivo da UERJ é dividido em etapas, denominadas de Exames de Qualificação e Exame Discursivo. As principais datas do 1º Exame de Qualificação já foram divulgadas e todos os candidatos que pretendem participar do processo seletivo devem ficar atentos: o período para solicitar a isenção da taxa começa nesta quinta-feira, 14 de março. 

Assim, para te ajudar a solicitar o benefício e participar do processo seletivo, separamos um resumo com as principais informações sobre o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ. Confira!

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: candidatos já podem solicitar a isenção da taxa

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Estadual 2025 da UERJ começa nesta quinta-feira, 14 de março. Os pedidos serão recebidos até 18 de março

UERJ
Os estudantes deverão atender aos requisitos indicados pela UERJ. Imagem: UERJ/Reprodução

Os estudantes deverão realizar um cadastro no site do Sistema de Administração de Concursos da UERJ para enviar o requerimento do benefício. Podem solicitar a isenção da taxa todos os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

  • Possuem renda mensal familiar de até 1 salário mínimo;
  • Concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio.

Dessa maneira, os estudantes que irão participar do Vestibular da UERJ na modalidade “treineiros” não poderão solicitar o benefício.

O valor da taxa de inscrição que deverá ser paga pelos candidatos interessados em participar do 1º Exame de Qualificação 2024 da UERJ ainda não foi divulgado. Na última edição do processo seletivo, o valor da taxa de inscrição era de R$ 90,00.

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: inscrições começarão em breve

As inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da instituição começaram no dia 15 de abril e todos os interessados poderão se inscrever até 06 de maio.

As inscrições somente poderão ser feitas de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site do DSEA da UERJ. Será necessário realizar login no site utilizando CPF e senha ou criando um cadastro.

O edital com todas as informações sobre o 1º Exame de Qualificação ainda não foi publicado, mas o documento deverá ser divulgado em breve. Caso tenha alguma dúvida, acesse o site oficial do Vestibular Estadual 2025 da UERJ.

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: provas serão realizadas em junho

As provas do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ serão aplicadas no dia 09 de junho de 2024.

Os exames serão compostos por questões objetivas sobre assuntos das seguintes áreas do conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

Vestibular Estadual 2025 da UERJ: ciclo de palestras

A UERJ organizará palestras para os estudantes que participarão do Vestibular Estadual 2025. As palestras abordarão os livros indicados para cada fase do Vestibular. Veja as datas a seguir:

  • 1ª Palestra: sobre o livro indicado para o 1º Exame de Qualificação 2024
    • “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo, a cargo de Ricardo Benevides.
    • 28 de maio – 15h
  • 2ª Palestra: sobre o livro indicado para o 2º Exame de Qualificação 2024
    • “Quincas Borba”, de Machado de Assis, a cargo de Felipe Mansur.
    • 27 de agosto – 15h
  • 3ª Palestra: sobre o livro indicado para a prova de Redação, no Exame Discursivo 2024
    • “O conto da aia”, de Margaret Atwood, a cargo de Eleonora Ziller.
    • 12 de novembro – 15h
  • 4ª Palestra: sobre o livro indicado para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo 2024
    • “Caim”, de José Saramago, a cargo de Sérgio Nazar David.
    • 21 de novembro – 15h

As palestras serão realizadas de forma presencial, no Auditório 11 do Campus Maracanã, às 15 horas. Mas, as palestras também serão transmitidas e gravadas pelo canal da TVUERJ no Youtube. A participação é gratuita.

Como funcionará o Vestibular Estadual 2025 da UERJ?

Tradicionalmente, o Vestibular Estadual da UERJ é dividido em 3 etapas. A primeira delas é o 1º Exame de Qualificação, composto por provas com 60 objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos das matérias de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Sociologia. 

A segunda etapa (2º Exame de Qualificação) será composta por uma prova discursiva, contendo questões sobre diversas disciplinas, como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura. 

Por fim, a última etapa do processo seletivo é o Exame Discursivo, com uma proposta de redação e questões discursivas sobre temas diversos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.