UnB encerra inscrições para Vestibular 2024 via ENEM

Ainda dá tempo de participar do processo seletivo da UnB

Universidade de Brasília (UnB) é uma instituição de ensino superior pública e gratuita com sede na cidade de Brasília/DF.

A universidade oferece uma série de oportunidades e de cursos diferentes para os seus estudantes, atraindo estudantes de todo o Brasil todos os anos por meio do seu vestibular.

Os estudantes interessados em ingressar na UnB devem ficar atentos: as inscrições para o Vestibular via ENEM 2024 da instituição estão abertas, mas serão encerradas nesta quinta-feira, 11 de abril.

Dessa maneira, para que você ainda consiga realizar a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 via ENEM da UnB, incluindo datas, oferta de vagas e funcionamento. Confira!

Vestibular UnB via ENEM 2024: inscrições terminam hoje (11)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, as inscrições para o Vestibular via ENEM da UnB, chamado de “Acesso ENEM 2024”, serão encerradas às 18h desta quinta-feira (horário oficial de Brasília/DF). 

Os estudantes interessados podem se inscrever de forma online por meio do portal do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), responsável pelos processos seletivos da UnB. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras formas.

UnB
Todos os candidatos poderão se inscrever usando a nota obtida na prova do ENEM. Imagem: UnB/Reprodução

No momento da inscrição, os candidatos deverão indicar uma modalidade de participar no processo seletivo: ampla concorrência ou sistema de cotas (ações afirmativas). Os estudantes que quiserem participar do Vestibular da UnB via ENEM 2024 por meio da modalidade “cotas” deverão enviar documentação comprobatória também no momento da inscrição.

Ficou com alguma dúvida sobre as inscrições? Acesse o edital do Vestibular UnB via ENEM da UnB e confira mais informações sobre o processo seletivo. 

Vestibular UnB via ENEM 2024: taxa de inscrição

Segundo as informações presentes no processo seletivo, os estudantes não precisarão pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do Vestibular 2024 da UnB.

Dessa forma, a inscrição no processo seletivo é 100% gratuita.

Vestibular UnB via ENEM 2024: funcionamento do processo seletivo

Conforme indicado no edital do Vestibular via ENEM, os estudantes não precisarão realizar nenhum tipo de prova para participar da seleção da UnB, uma vez que a análise será baseada nas notas obtidas pelos candidatos na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A UnB irá aceitar somente as pontuações obtidas no ENEM 2023. Além disso, devemos destacar que a instituição irá aplicar pesos para cada uma das provas do ENEM e também irá exigir notas mínimas para participar do processo seletivo segundo o curso de graduação escolhido pelo candidato. Os cursos foram divididos em dois grupos diferentes: grupo I e grupo II.

Vestibular UnB via ENEM 2024: vagas disponíveis

Através do Vestibular via ENEM 2024, a UnB está oferecendo 2.120 vagas para cursos variados ministrados pela instituição. Do total de vagas, 926 serão destinadas para os candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência” e 1.194 vagas serão direcionadas aos estudantes que participaram do processo seletivo por meio das cotas.

Nesta edição do processo seletivo, a UnB irá oferecer cotas para os estudantes que cursaram o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. As vagas serão distribuídas para os estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, pessoas com deficiência e também para os candidatos de baixa renda.

Dentre os cursos com vagas disponíveis, podemos citar: Artes Visuais, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeroespacial, Odontologia, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Direito, Nutrição, etc. Todos os candidatos aprovados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2024.

Vestibular UnB via ENEM 2024: divulgação do resultado

Por fim, devemos mencionar que o resultado do Vestibular via ENEM da UnB será publicado no dia 19 de junho de 2024. O documento estará disponível no site da instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.