UFSC divulga edital do Vestibular Unificado 2024/2

Veja como participar do processo seletivo

UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é uma instituição de ensino superior pública que iniciou as suas atividades na segunda metade do século XX. Atualmente, a instituição possui cinco sedes diferentes localizadas nas cidades de Blumenau, Araranguá, Curitibanos, Joinville e Florianópolis.

Se você quer estudar na UFSC, deve ficar atento, pois a instituição acaba de divulgar o edital do Vestibular Unificado 2024/2.

Dessa forma, para que você consiga fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo com as principais informações contidas no edital do Vestibular Unificado 2024/2 da UFSC. Confira!

Vestibular Unificado UFSC 2024/2: inscrições começam em breve

Em anúncio oficial, a Coperve (Comissão Permanente do Vestibular), responsável pela realização dos processos seletivos da UFSC, divulgou o edital da próxima edição do Vestibular Unificado da UFSC e do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

Conforme as informações publicadas, todos os estudantes interessados poderão se inscrever para participar do processo seletivo entre os dias 18 de abril e 14 de maio de 2024.

Inscrições Vestibular UFSC
Todos os estudantes poderão se inscrever até o mês de maio. Imagem: Coperve/Reprodução

As inscrições poderão ser realizadas de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico que será disponibilizado no site da Coperve.

Os estudantes que precisaram de algum tipo de atendimento especial durante as provas do Vestibular Unificado deverão enviar as solicitações entre os dias de 18 de abril e 14 de maio.

Ficou com alguma dúvida sobre as inscrições e quer saber mais? Confira o edital do Vestibular Unificado e acesse mais informações.

Vestibular Unificado UFSC 2024/2: taxa de inscrição

Todos os candidatos que quiserem participar do Vestibular Unificado da UFSC deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 100,00. A taxa poderá ser paga até o dia 15 de maio de 2024.

Porém, a UFSC também irá oferecer aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos serão recebidos pela instituição entre os dias 18 e 29 de abril de 2024 e o resultado das solicitações enviadas pelos estudantes será divulgado até o dia 06 de maio de 2024.

Vestibular Unificado UFSC 2024/2: provas acontecerão em junho

Todos os estudantes inscritos no Vestibular Unificado da UFSC deverão realizar uma prova no dia 23 de junho de 2024, das 14h às 19h.

Os exames acontecerão nas seguintes cidades do estado de Santa Catarina: Grande Florianópolis. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 10 do mesmo mês.

As provas serão compostas por questões de proposições múltiplas e abertas divididas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 6 questões de proposições múltiplas;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol): 4 questões de proposições múltiplas;
  • Matemática: 5 questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Biologia: 5 questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Ciências Humanas e Sociais: 10 questões de proposições múltiplas, sendo 4 de História, 4 de Geografia, 1 de Sociologia e 1 de Filosofia;
  • Física: 5 questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Química: 5 questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

Além disso, os estudantes deverão escrever uma redação com base no tema proposto pela banca examinadora. O tema da redação do último processo seletivo da UFSC foi “Memória”.

Vestibular Unificado UFSC 2024/2: oferta de vagas

Através do Vestibular Unificado 2024/2, a UFSC irá oferecer 421 vagas para diversos cursos de graduação. Dentre os cursos com vagas disponíveis, podemos citar: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Pedagogia, Matemática, Engenharia Naval e Engenharia Florestal.

Além disso, o IFSC irá oferecer 655 vagas para cursos variados, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design, Sistemas de Energia, Produção Multimídia e outros.

As duas instituições irão destinar parte das vagas disponíveis para os candidatos que participarem do processo seletivo 2024/2 por meio da modalidade “cotas”.

Vestibular Unificado UFSC 2024/2: divulgação do resultado

A data de divulgação do resultado do Vestibular Unificado da UFSC ainda não foi informada pela Coperve, mas deverá ser publicada em breve. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.