Trovadorismo: Um breve resumo sobre esse movimento literário

O trovadorismo é um movimento literário que surgiu na Idade Média, na região da Provença, na França, e se espalhou por toda a Europa. Esse movimento literário é caracterizado pela produção de poesias líricas, cantadas pelos trovadores, que eram poetas e músicos que percorriam as cortes e castelos da época.

O movimento teve seu auge entre os séculos XII e XIII, e foi um importante marco na história da literatura ocidental. As poesias produzidas pelos trovadores eram escritas em língua vernácula, ou seja, na língua falada pelo povo, e abordavam temas como o amor, a natureza e a religião.

Trovadorismo: Contexto histórico e cultural

As poesias trovadorescas eram compostas em formas fixas, como o canso, a tenson e a pastorela, e eram acompanhadas por instrumentos musicais, como a lira e a viola. As poesias eram cantadas pelos trovadores em festas e celebrações, e eram muito apreciadas pela nobreza da época.

O trovadorismo teve grande influência na literatura portuguesa, especialmente durante o reinado de D. Dinis, no século XIII. D. Dinis era um grande admirador da poesia trovadoresca, e incentivou a produção de poesias em língua portuguesa, o que contribuiu para a consolidação da língua portuguesa como língua literária.

Principais características 

Algumas das principais características do trovadorismo são:

  • Herança da lírica grega: O trovadorismo pode ser considerado um estilo literário herdeiro da lírica grega, mantendo características da arte clássica, como a presença de canto e acompanhamento musical.
  • Cantigas líricas e satíricas: As produções literárias do trovadorismo são chamadas de cantigas, que se dividem em cantigas líricas, como as de amor e amigo, e cantigas satíricas, que possuem um tom crítico e satírico.
  • Presença de trovadores, jograis e menestréis: Os autores das cantigas eram conhecidos como trovadores, enquanto jograis e menestréis também desempenhavam papéis importantes na disseminação e interpretação dessas poesias.
  • Idealização amorosa: O amor cortês é um tema recorrente nas cantigas de amor do trovadorismo, onde a mulher é idealizada e inatingível, representando o ser mais belo e puro.
  • Produção de textos em prosa: Além das poesias líricas e satíricas, o trovadorismo também abrangeu a produção de textos em prosa, como novelas de cavalaria, hagiografias e crônica.
  • Teocentrismo e valores dos cavaleiros: As cantigas do trovadorismo respeitavam e enalteciam o teocentrismo e os valores dos cavaleiros, como nobreza e honra.
Mapa mental do Trovadorismo
As cantigas de amor e de amigo são um marco do Trovadorismo. Imagem: Luiza Pereira/Reprodução

 

Artistas de destaque

Um dos principais trovadores portugueses foi Paio Soares de Taveirós, que viveu no século XIII. Paio Soares de Taveirós é conhecido por suas cantigas de amor, que expressam o amor cortês de forma delicada e refinada. Outro trovador importante foi João Garcia de Guilhade, que viveu no século XIII e é conhecido por suas cantigas de amigo, que expressam a saudade e a solidão de forma melancólica e emotiva.

O trovadorismo teve grande importância na literatura portuguesa, pois contribuiu para a consolidação da língua portuguesa como língua literária e para o desenvolvimento da poesia lírica em Portugal. Além disso, o trovadorismo influenciou outros movimentos literários, como o humanismo e o renascimento, que surgiram posteriormente.

Relação com a literatura brasileira

O trovadorismo também exerceu uma influência significativa na literatura brasileira. Ele inspirou a literatura romântica brasileira, que emergiu no século XIX, explorando temas como a natureza, o sentimentalismo, o nacionalismo e o indianismo. Autores brasileiros posteriores, como Gonçalves de Magalhães, José de Alencar e Machado de Assis, continuaram a explorar temáticas semelhantes àquelas encontradas no trovadorismo, demonstrando a continuidade da influência do movimento literário na literatura brasileira.

Leia também Como estudar Temas da Atualidade para as provas de Concursos Públicos? Veja aqui algumas dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.