História da língua portuguesa: Como surgiu nosso idioma?

A língua portuguesa é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 260 milhões de falantes em todo o globo. No entanto, até atingir o status do qual goza atualmente, o idioma teve uma longa trajetória, desde o seu lento surgimento até a sua propagação em diversos continentes a partir da colonização portuguesa.

Como surgiu a língua portuguesa?

Durante a Idade Média, o latim vulgar falado na região de Portugal começou a se diferenciar do latim falado em outras partes da Europa. Essa diferenciação levou ao surgimento do galego-português, que era falado na região da Galiza e em Portugal. O galego-português era uma língua literária, utilizada em poemas e canções, e foi a base para o desenvolvimento da língua portuguesa.

No século XIII, o rei D. Dinis de Portugal estabeleceu o português como língua oficial do país, o que contribuiu para a sua difusão e consolidação. Durante os séculos XIV e XV, a língua portuguesa se expandiu para outras regiões, como Brasil, África e Ásia, devido às navegações portuguesas.

Durante o período das grandes navegações, a língua portuguesa se tornou uma língua de comércio e de contato entre diferentes culturas. A influência de outras línguas, como o árabe, o tupi-guarani e o quimbundo, contribuiu para o enriquecimento do vocabulário e da gramática da língua portuguesa.

A língua portuguesa no Brasil

A história da língua portuguesa no Brasil é um reflexo da colonização e da miscigenação cultural que marcou a formação do país. A chegada dos portugueses em 1500 trouxe consigo a língua portuguesa, que se tornou o idioma oficial do Brasil e desempenhou um papel fundamental na construção da identidade nacional.

Durante o período colonial, a língua portuguesa foi imposta como língua oficial e de ensino no Brasil, substituindo as línguas indígenas faladas pelos povos nativos. Esse processo de aculturação linguística contribuiu para a disseminação e consolidação do idioma português em todo o território brasileiro.

Nesse período a língua portuguesa foi utilizada como instrumento de dominação e controle social, sendo restrita às elites letradas e aos centros urbanos. No entanto, com o processo de independência e a formação do Estado brasileiro, a língua portuguesa passou a ser difundida e ensinada em todo o país, tornando-se um símbolo de unidade nacional.

A língua portuguesa é falada em mais de 8 países. Imagem: Reprodução
A língua portuguesa é falada em mais de 8 países. Imagem: Reprodução

O português nos dia atuais

Atualmente, a língua portuguesa é a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Além disso, é uma das línguas oficiais da União Europeia, da União Africana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Em uma tentativa de uniformizar a escrita da língua, esses países, incluindo o Brasil, firmaram um recente Acordo Ortográfico que deve ser seguido pelos falantes de todos os países falantes de português.

 O português é uma língua rica e diversa, com uma gramática complexa e um vocabulário vasto. Ela é conhecida por sua musicalidade e expressividade, sendo utilizada em diversas formas de arte, como a literatura, a música e o cinema. A literatura portuguesa é uma das mais ricas e influentes do mundo, com autores como Fernando Pessoa, José Saramago e Eça de Queirós. A música portuguesa também é muito diversa, com gêneros como o fado, o rock e o hip-hop. 

A nossa língua materna também é importante para a comunicação internacional, sendo utilizada em organizações como a ONU, a União Europeia e a CPLP. Além disso, é uma língua importante para o comércio e o turismo, especialmente nos países que falam o idioma.

Leia também Como estudar Temas da Atualidade para as provas de Concursos Públicos? Veja aqui algumas dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.