SiSU 2024: MEC adia divulgação do resultado para quarta-feira (31)
Após atraso, o Ministério da Educação (MEC) adiou a publicação do resultado final do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. De acordo com o cronograma incial, a chamada de aprovados seria divulgada hoje (30). No entanto, devido a problemas técnicos, a pasta anunciou que o resultado do SiSU 2024 será publicado somente amanhã, dia 31 de janeiro.
O anúncio foi feito por meio da publicação de nota. A pasta informou que “a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada, identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado“.
Apesar de explicar o atraso e definir a nova data de divulgação da chamada regular do SiSU 2024, a pasta não informou o horário. Desse modo, o resultado poderá ser liberado a qualquer momento da quarta-feira (31).
Como consultar o resultado do SiSU 2024?
Tradicionalmente, a divulgação dos resultados do SiSU é feita diretamente na plataforma do programa. Desse modo, para consultar se foi selecionado, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Resultado da chamada regular”.
Após ser direcionado para a página do SiSU, o candidato deverá fazer login usando as credenciais da plataforma GOV.BR (número de CPF e a senha). Em seguida, o candidato será direcionado para o resultado, podendo ver se foi aprovado ou não, e a sua colocação, caso seja selecionado.
Selecionados devem se matricular até 7 de fevereiro
De acordo com o cronograma do SiSU 2024, os candidatos aprovados deverão realizar as matrículas entre os dias 1º e 7 de fevereiro. As matrículas devem ser feitas diretamente com as instituições de ensino. Portanto, o candidato deve buscar informações sobre a matrícula junto à universidade para a qual foi aprovado.
Algumas instituições optam pela matrícula online, enquanto outras solicitam a entrega dos documentos de forma presencial. A lista de documentos solicitados para o registro acadêmico também pode variar de acordo com a instituição e com a modalidade de seleção (ampla concorrêcia ou reserva de vagas).
Lista de espera
Caso o estudante não tenha sido selecionado nessa chamada regular do SiSU 2024, poderá continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O período para manifestar interesse na lista de espera é de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. O procedimento deverá ser realizado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – SiSU.
Somente poderão participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso.
A partir deste ano, o SiSU terá apenas uma edição por ano. Desse modo, essa é a única edição do programa em 2024. Com essa mudança, as instituições poderão relizar chamadas a partir da lista de espera durante todo o ano.
Como foi o SiSU 2024?
As inscrições para o SiSU 2024 foram recebidas entre os dias 22 e 25 de janeiro, de forma virtual e gratuita. Puderam se inscrever as pessoas que têm o ensino médio completo e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Foi pré-requisito ter feito o Enem 2023, ter obtido nota acima de zero na prova de redação e não ter feito as provas na condição de treineiro, ou seja, apenas para fins de autoavaliação.
Nesta edição 127 instituições de ensino superior de todas as regiões brasileiras estão ofertando mais de 264 mil vagas em diversos cursos de graduação. Participam do programa universidades federais, estaduais e municipais.
Leia também Enade 2023: Inep recebe pedidos de dispensa de prova até 9 de fevereiro; saiba mais.