SiSU 2024: Aprovados deverão realizar as matrículas até hoje (7)

Os candidatos que foram aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 têm até esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, para realizar o procedimento de matrícula junto a instituição de ensino. O Ministério da Educação (MEC) divulgou a chamada regular do SiSU 2024 no dia 31 de janeiro, após atraso.

Criado em 2009, o SiSU é um programa/sistema informatizado gerenciado pelo MEC, que tem como objetivo promover o ingresso de estudantes em instituições públicas de ensino superior. O sstema é utilizado como plataforma para seleção de candidatos a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

De acordo com os dados do MEC, o SiSU 2024 contou com a oferta de 264.181 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de todo o Brasil.

SiSU 2024: Matrículas dos aprovados 

Após a divulgação do resultado do SiSU 2024, que conta com apenas uma chamada regular, o MEC abriu o período de matrícula dos aprovados. De acordo com o cronograma, o período para a matrícula dos convocados é do dia 2 ao dia 7 de fevereiro. Desse modo, os candidatos têm até hoje para apresentar a documentação necessária para o registro acadêmico e, assim, garantir a vaga. 

Os procedimentos de matrícula são definidos em editais próprios das instituições. Portanto, o candidato precisa buscar as informações divulgadas pela universidade para a qual foi aprovado e cumprir com os prazos estabelecidos. 

Além disso, a lista de documentos necessários para o registro acadêmico pode variar a depender da modalidade de seleção escolhida pelo candidato. O SiSU conta com a seleção em ampla concorrência, mas também seleciona estudantes através da Lei de Cotas e das ações afirmativas de cada instituição de ensino. 

Lista e espera

Os candidatos não selecionados nessa chamada regular do SiSU 2024 poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. Essa ferramenta é exclusiva para os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição. As vagas que não forem ocupadas pelo aprovados na chamada regular, serão novamente disponibilizadas para os candidatos que manifestaram interesse.

De acordo com o cronograma do programa, o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera também chega ao fim nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro.

O procedimento deve ser feito no sitema do SiSU, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato deverá fazer login com as credenciais do GOV.BR. Na lista de espera, o candidato somente poderá concorrer a uma opção de curso. 

As convocações da lista de espera serão publicadas no dia 16 de fevereiro. Os inscritos devem acompanhar os sites das instituições as quais concorrem, pois, será nos próprios canais das universidades que o resultado da lista de espera será divulgado. 

No entanto, como essa edição do SiSU 2024 será a única deste ano, as universidades poderão realizar novas chamadas a partir da lista de espera durante todo o ano.

Sisu 2024: candidatos relatam falhas no sistema ao selecionar curso
A divulgação do resultado do SiSU 2024 foi feita com atraso de um dia. Imagem: Reprodução

Como foi o SiSU 2024?

O MEC recebeu as inscrições para o SiSU 2024 entre os dias 22 e 25 de janeiro. Puderam participar da seleção os estudantes que têm o ensino médio completo e que fizeram as provas do Enem 2023, obtendo nota acima de zero na prova de redação. Aqueles que fizeram o exame na condição de “treineiros”, apenas para fins de autoavaliação, não puderam participar da seleção. 

No momento da inscrição, os candidatos puderam escolher até duas opções de curso, além de indicar a modalidade de seleção: ampla concorrência ou reserva de vagas (Lei de Cotas ou ações afirmativas). 

Inicialmente, o resultado do SiSU 2024 estava previsto para o dia 30 de janeiro, mas após uma falha técnica no sistema, o MEC adiou a divulgação para o dia 31 seguinte. 

Leia também ProUni 2024/1: Resultado da 1ª chamada já está disponível; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.