Revalida 2023/2: Inep divulga gabarito preliminar da 2ª etapa nesta quarta-feira (06)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, as versões preliminares do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. 

Desse modo, os participantes poderão consultar a partir de hoje as respostas esperadas (gabaritos preliminares) da avaliação prática do exame. Para consultar o PEP, os profissionais deverão acessar o Sistema Revalida

De acordo com o cronograma, os interessados poderão contestar o PEP entre hoje (06) e a próxima terça-feira, dia 12 de dezembro. A interposição de recursos deverá ser feita exclusivamente de forma virtual, através do login do candidato no site do Revalida. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados. 

A divulgação das respostas aos recursos está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2024. A divulgação das versões preliminares do PEP será feita na mesma data.

Resultados do Revalida 2023/2

O cronograma indica ainda que o resultado preliminar da 2ª etapa do Revalida 2023/2 está previsto para o dia 6 de fevereiro  de 2024. Os participantes poderão interpor recursos entre os dias 8 e 13 de fevereiro. Após a análise dos recursos, o resultado será liberado no dia 19 de março. 

Os profissionais aprovados na 2ª etapa do Revalida 2023/2 deverão indicar a universidade parceira para a revalidação do diploma a partir do dia 20 de março. 

O Inep aplicou as nos dias 2 e 3 de dezembro em nove capitais. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Inep aplicou as nos dias 2 e 3 de dezembro em nove capitais. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Provas da 2ª etapa 

O Inep aplicou as provas da 2ª etapa do exame de revalidação no último fim de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo). A aplicação aconteceu nas seguintes capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

De acordo com o Inep, a nota corte do Exame de Habilidades Clínica é de 60.722 pontos. Essa fase do exame é prática, abarcando as seguintes áreas: Clínica Médica; Cirurgia; Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria; Medicina da Família e Comunidade. Nesse sentido, a prova apresentará situações problema e estudos de casos que exigem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas e a demonstração de procedimentos médicos.

Nesse sentido, o Inep explica que a prova é “estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos”. 

Sobre o Revalida

O Revalida é um exame realizado no Brasil para validar diplomas de medicina obtidos no exterior, sendo obrigatório para brasileiros e estrangeiros que obtiveram o diploma fora do Brasil e desejam exercer a profissão no país. O Revalida é realizado em duas etapas, sendo ambas eliminatórias. A 1ª etapa é teórica, enquanto a 2ª é prática.

O objetivo principal do exame é avaliar se os profissionais formados em medicina em instituições estrangeiras possuem conhecimentos, habilidades e competências equivalentes aos médicos formados no Brasil. Desse modo, quem for aprovado em ambas as etapas está autorizado a se cadastrar no Conselho Regional de Medicina e exercer a profissão no território brasileiro. 

Próximas datas

  • Divulgação da versão preliminar do PEP: 6 de dezembro 
  • Interposição de recursos contra o PEP: de 6 a 12 de dezembro
  • Versões definitivas do PEP: 6 de fevereiro de 2024
  • Resultado preliminar da 2ª etapa: 6 de fevereiro de 2024
  • Período para interposição de recursos contra o gabarito preliminar: 8 a 13 de fevereiro de 2024
  • Resultado final do Revalida 2023/2: 19 de março de 2024

Acesse o edital do Revalida na íntegra para mais detalhes.

Leia também CAPES seleciona docentes para curso de Inglês nos Estados Unidos com tudo pago; saiba mais.

Siga o Pensar Cursos também no Google Notícias e fique atualizado(a)

Participe de nosso grupo Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.