CAPES seleciona docentes para curso de Inglês nos Estados Unidos com tudo pago

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está ofertando curso de aperfeiçoamento em Inglês para docentes. O curso de Inglês será realizado nos Estados Unidos, de modo que a CAPES irá custear a ida dos docentes selecionados para os EUA, além de fornecer diversos outros benefícios para os professores participantes. 

O edital de regulamenta o processo seletivo dos docentes já foi publicado, de modo que os interessados já podem consultar os pré-requisitos e as inscrições já estão abertas. De acordo com o documento, ao todo, a CAPES selecionará 270 docentes

Quem pode participar da seleção?

Para se candidatar a uma das vagas ofertadas, o docente precisa cumprir os pré-requisitos estabelecidos no edital. Desse modo, para se inscrever, o docente precisa ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e inferior a 550 pontos no Test of English as Foreign Language – Institutional Testing Program (TOEFL ITP). 

De acordo com o edital, o curso ofertado será em nível intermediário, de modo que os candidatos serão divididos em duas modalidades, conforme o seu nível de proficiência em inglês:

  • Aprimoramento em inglês, em nível intermediário II: para os que obtiverem nota igual ou superior a 500 pontos e igual ou inferior a 549 pontos no TOEFL ITP;
  • Aprimoramento em inglês, em nível intermediário I: para candidatos que tenham obtido nota igual ou superior a 450 pontos e igual ou inferior a 499 pontos no TOEFL ITP.
Você pode Gostar Também:

A Capes dará prioridade para docentes concursados, com estágio probatório concluído e que estejam ministrando aulas de língua inglesa na rede pública federal, estadual, municipal ou distrital de educação. Para concorrer às vagas, esses docentes devem consultar os procedimentos no edital. 

Como se inscrever?

As inscrições para concorrer a uma vaga no curso de Inglês realizado nos Estados Unidos foram abertas em 15 de novembro. De acordo com o cronograma, os interessados terão até 15 de janeiro de 2024 para se candidatar

As inscrições estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico. Desse modo, o primeiro passo é acessar o site FulBright Brasil e gerar uma senha de acesso ao formulário de inscrição online. Posteriormente, o docente deverá preencher as informações solicitadas, anexar os documentos digitalizados, no formato JPG e enviar as informações. 

Como a participação no TOEFL ITP é pré-requisito para se candidatar ao curso, os docentes deverão ficar atentos ao período de inscrição para TOEFL ITP, que  será do dia 1º ao dia 9 de fevereiro de 2024. Já a aplicação do exame está marcada para acontecer de 16 a 26 de fevereiro de 2024.

Benefícios concedidos pela Capes

As 270 pessoas selecionadas pela Capes receberão uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar a passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional para os Estados Unidos e uma ajuda de custo no valor de U$ 700. Além disso, os docentes terão direito aos seguintes benefícios:

  • Reembolso da taxa de solicitação do visto (MRV) no valor de US$185.
  • Cobertura de despesas médicas por meio de um seguro saúde.
  • Transporte dentro dos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto.
  • Acomodação nas instalações do campus universitário onde o curso será ministrado.
  • Alimentação durante o período do curso.
  • Custos relacionados às taxas escolares.
  • Fornecimento de materiais didáticos necessários para os cursos.
  • Passagem aérea nacional e acomodação para participação na orientação.

Principais datas

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final da seleção está prevista para acontecer até o dia 5 de abril de 2024. Os selecionados deverão enviar a cópia do passaporte até 26 de abril. As orientações para a viagem e a concessão do visto serão de 24 a 28 de junho, enquanto o embarque para os EUA será entre 27 e 29 de junho. 

O curso terá início no dia 1º de julho, com término no dia 9 de agosto. Já o retorno ao Brasil está previsto para o período de 9 a 11 de agosto. Os relatórios de atividades deverão ser entregues até 11 de outubro.

Acesse o edital da Capes na íntegra para mais informações.

Leia também Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Veja quais são os processos seletivos que aceitam as notas do exame.

Siga o Pensar Cursos também no Google Notícias e fique atualizado(a)

Participe de nosso grupo Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.