Inglês para Concursos: 7 aplicativos para aprender um novo idioma

Uma das matérias que estudamos durante o período escolar e que costuma aparecer em provas de concursos públicos é o inglês. Geralmente, provas de processos seletivos como concurso ou vestibular exigem do candidato algum conhecimento básico sobre uma língua estrangeira. O inglês é a língua mais cobrada em provas para concursos.

Desse modo, os concurseiros que não falam o inglês ou não domina nem mesmo o nível básico do idioma devem estudar inglês para as provas dos concursos. Estudar inglês para concursos não apenas pode ser um requisito para a aprovação, mas também é uma habilidade valiosa que pode impactar positivamente sua carreira e suas oportunidades profissionais.

No entanto, para muitos, o estudo de uma língua estrangeira pode ser penoso, principalmente para aqueles que não têm condições de custear um cursinho mais direcionado. Nesses casos, é fundamental colocar a criatividade na mesa! Há diversas formas de estudar um novo idioma, mesmo sem a ajuda de um professor. O ideal é pensar criativamente métodos de estudo eficientes, que abarquem a demanda do concurso em questão.

Vale a pena ressaltar que, em alguns concursos, o inglês é uma disciplina obrigatória e pode ter um peso considerável na pontuação final. Sem a aprovação nessa matéria, o candidato pode ser eliminado, mesmo que tenha bom desempenho nas demais disciplinas.

Inglês para concursos públicos. Imagem: Reprodução
Inglês para concursos públicos. Imagem: Reprodução

Por isso, é ideal estudar o idioma quanto este estiver entre os conteúdos programáticos estabelecidos por meio de edital. Pensando nisso, apresentamos a seguir 7 aplicativos que podem te ajudar na missão de estudar inglês para concursos!

7 aplicativos para estudar inglês para concursos

1. BBC Learning English

Em primeiro lugar, recomendamos o aplicativo BBC Learning English. Essa ferramenta desenvolvido pela BBC oferece vídeos, áudios e artigos para praticar compreensão auditiva, leitura e gramática da língua inglesa. Desse modo, é uma opção completa para quem está iniciando os estudos voltados para essa língua estrangeira.

2. Duolingo

O Duolingo, por sua vez, é um aplicativo um pouco mais dinâmico e divertido. A ferramenta é bastante interativa, oferecendo lições curtas, jogos e exercícios para praticar vocabulário, gramática, compreensão auditiva e leitura. As atividades contemplam diversos níveis, sendo possível conferir a progressão do seu aprendizado.

3. Anki

Embora seja mais um aplicativo de flashcards, é muito útil para memorização de vocabulário e frases, permitindo criar seus próprios conjuntos de cartões. Desse modo, é uma ferramenta mais voltada para quem já possui algum conhecimento sobre o inglês e quer fixar o que foi estudado.

4. Babbel

Oferece lições interativas com foco em conversação. As lições são personalizadas de acordo com seu nível de conhecimento e objetivos de aprendizado e duram cerca de 15 minutos, sendo possíveis de inserir em seu cronograma de estudos com facilidade.

5. Memrise

Utiliza técnicas de memorização com flashcards e vídeos curtos para ensinar vocabulário, expressões e gramática de forma divertida e eficaz.

6. Busuu

Oferece cursos interativos e a oportunidade de interagir com falantes nativos para praticar o idioma. Desse modo, é uma ótima opção para concurseiros que possuem nível intermediário na língua inglesa, pois permite que  o estudante explore o que já conhece, testando e praticando o seu conhecimento.

7. HelloTalk

É uma rede social de aprendizado de idiomas, onde você pode se conectar com falantes nativos para praticar conversação por meio de mensagens de texto, áudio e chamadas de voz

O que estudar para a prova de inglês?

Para começar a estudar inglês para o seu concurso, é ideal saber as exigências do edital. Portanto, verifique as exigências do concurso em relação à língua inglesa. Entenda o que é cobrado, o nível de proficiência necessário e os tópicos que podem ser abordados.

Além disso, é fundamental focar em expandir o seu vocabulário e aprimorar sua compreensão gramatical, pois a maioria das questões de inglês exigem interpretação de texto. O concurseiro deve se ocupar também da prática de leitura de textos no idioma, da produção escrita e oral de textos no idioma, não esquecendo da compreensão auditiva.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.