Quando começam as inscrições do Concurso Nacional Unificado? 

O Concurso Nacional Unificado terá um total de 6.640 vagas em 21 órgãos. 

Na noite de quarta-feira (10), foram divulgados os editais para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). São disponibilizadas 6.640 vagas para candidatos de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal, com as provas marcadas para o dia 5 de maio.

A seguir, saiba o período de inscrições e outras informações importantes sobre o famoso “Enem dos concursos”.

Taxas de inscrição

Com apenas uma taxa de inscrição, os candidatos têm a oportunidade de se candidatar a diferentes cargos na mesma área. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela organização do concurso.

As taxas de inscrição variam, sendo R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para os de nível superior. Aqueles que estão inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, e beneficiários ou ex-bolsistas do Prouni ou Fies podem solicitar isenção da taxa.

Veja também: Inscrições para o concurso da CAPES vão até sexta-feira (12/01)

Quando as inscrições abrem?

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado começam em 19 de janeiro e terminam em 9 de fevereiro de 2024. Elas devem ser feitas apenas pelo gov.br. O candidato precisa ter uma conta de qualquer nível (ouro, prata ou bronze).

8 editais do Concurso Público Nacional Unificado publicados

Foram divulgados 8 editais para cada área de atuação. Veja:

  • Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
  • Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
  • Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
  • Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
  • Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
  • Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
  • Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
  • Nível Intermediário (692 vagas)

Sobre a aplicação das provas

O governo usou o Enem como referência para criar o formato das provas do concurso unificado, que acontecerá em 5 de maio, em dois períodos:

Manhã (2h30 de prova):

  • Nível superior: 20 questões de conhecimentos gerais (prova objetiva) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • Nível médio: 20 questões (prova objetiva) + redação.

Tarde (3h30 de prova):

  • Nível superior: 50 questões de conhecimentos específicos (prova objetiva).
  • Nível médio: 40 questões (prova objetiva).

Veja também: Quando sai o resultado com as notas Enem? Fique por dentro

Qual o objetivo deste concurso?

O CPNU foi criado pelo MGI visando aumentar o número de funcionários federais e facilitar o acesso a cargos públicos, utilizando um método que visa reduzir custos, otimizar processos e aprimorar a realização de concursos públicos.

Como funcionará?

O CPNU tem quatro etapas. Na primeira, há provas objetivas e discursivas, que servem para classificar e eliminar candidatos. Depois, ocorre uma perícia médica para avaliar aspectos biopsicossociais, se houver reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Em seguida, há verificações da autodeclaração para vagas destinadas a pessoas negras e uma checagem documental extra para vagas indígenas (Funai). Na segunda fase, em certas especialidades, é feita a avaliação de títulos, usada para classificar os candidatos.

Como se inscrever para mais de um cargo?

O concurso está dividido em oito blocos, e os candidatos podem escolher um bloco temático, com a opção de ter um ranking de preferência para concorrer a diferentes cargos no mesmo bloco.

Assim, após escolher o bloco, os candidatos podem selecionar os cargos desejados, estabelecendo uma ordem de preferência entre eles e também escolhendo especialidades. É permitido concorrer a todos os cargos dentro do bloco temático escolhido.

As áreas de atuação no concurso incluem administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário. Este formato de concurso é inspirado no Enem, que já foi aplicado em 1.727 municípios, com cerca de 5,1 milhões de inscritos, segundo o Ministério da Gestão.

Como já dito, as inscrições para o concurso nacional unificado serão feitas usando a conta gov.br, com pagamento exclusivo através da Guia de Recolhimento da União (GRU). Qualquer outra forma de pagamento, por canais não oficiais ou mensagens de celular, não é autorizada e pode representar tentativa de fraude.

Por fim, um canal de atendimento online exclusivo estará disponível para auxiliar na inscrição através do gov.br, e a Cesgranrio oferece suporte pelo telefone 0800 701 2028. Quanto às vagas destinadas a cotas, os editais reservam 20% para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e, especificamente no concurso da Funai, 30% para indígenas.

Veja também: Edital da Câmara de Olinda foi PUBLICADO! Concurso com 17 vagas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.