CNU: Local de prova do ‘Enem dos Concursos’ será divulgado às 10h de hoje (25)

As provas serão aplicadas em 5 de maio.

A data de aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) está se aproximando. Com provas marcadas para o  dia 5 de maio de 2024, o CNU é o maior concurso público realizado atualmente, com vagas para todo o país em diversos órgãos governamentais. De acordo com o cronograma, os locais de prova do CNU, considerado o “Enem dos Concursos”, serão divulgados  hoje, quinta-feira, 5 de abril às 10h.

Desse modo, os candidatos inscritos no CNU poderão consultar a partir de hoje os locais de aplicação da avaliação. A informação será disponibilizada por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será disponibilizado no site do certame.

Para realizar a consulta, é necessário efetuar o login utilizando as informações da conta GOV.BR. O cartão de confirmação apresentará todos os dados necessários para a identificação do candidato, como o número de inscrição, e sobre a aplicação, como a data, horário e local onde o candidato realizará o exame. O documento também deverá conter a solicitação de serviços especiais, como atendimento diferenciado ou o uso de nome social, caso o candidato tenha solicitado.

Segundo o governo federal, a distribuição dos candidatos nos locais de prova foi determinada levando em consideração o CEP informado por cada participante no momento da inscrição.

O edital do CNU não estabelece a obrigatoriedade da apresentação do cartão de confirmação de inscrição. Desse modo, não é necessário imprimir o documento, mas é aconselhável que os candidatos levem o cartão para conferir quaisquer informações necessárias no dia da aplicação das provas.

O CNU é considerado o Enem dos concursos. Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
O CNU é considerado o Enem dos concursos devido ao seu formato. Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Provas do CNU

Como mencionado anteriormente, as provas do CNU estão marcada para o dia 5 de maio. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável por realizar o certame, a aplicação  das provas ocorrerá simultaneamente em 228 cidades, envolvendo mais de 2,14 milhões de candidatos inscritos em todo o país.

O concurso recebeu 2.144.435 de inscrições. O número refere-se à soma dos candidatos isentos (600.875) e daqueles que tiveram o pagamento aprovado (1.543.560). Desse modo, são esperados mais de 2 milhões de inscritos.

Conforme estabelecido no edital, a aplicação da avaliação acontecerá em dois turnos. No turno matutino, a abertura dos portões será às 07h30, com fechamento às 08h30. A aplicação começará às 09h e será encerrada às 11h30, com duas horas e trinta minutos de duração. Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h. A aplicação será iniciada às 14h30, com duração de três horas e meia. Todos os horários mencionados são de acordo com o horário oficial de Brasília (DF).

A banca responsável pelo processo seletivo é a Fundação Cesgranrio. A prova será composta por questões objetivas gerais e específicas, de acordo com o bloco temático escolhido pelo candidato. Além disso, os candidatos responderão a questões discursivas e a uma prova de redação.

Os pesos das provas variam de acordo com o bloco temático e cargos pretendidos. De acordo com dados do governo federal, estão sendo ofertadas 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos federais. Desse modo, há vagas para diversas autarquias, institutos e ministérios, como o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde. A pasta com a maior oferta de vagas é o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com 1.480 vagas. Clique aqui para fazer login e conferir o seu local de prova.

Cronograma do Enem dos Concursos

  • 19/01 a 09/02 – Período de inscrição;
  • 29/02 – Divulgação dos dados finais de inscrições;
  • 25/04 – Divulgação dos locais  de prova;
  • 05/05 – Provas;
  • 03/06 – Resultado preliminar;
  • 30/07 – Resultado final;
  • 05/08 – Convocação para posse e cursos de formação.

Leia também a 19ª OBMEP 2024 será aplicada em mais de 5.500 cidades brasileiras em todo o país; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.