Qual é o trabalho de um técnico de edificações?

 

Um dos trabalhos de maior importância, em uma obra, é o do técnico de edificações. Claro que arquitetos e engenheiros são profissionais imprescindíveis, na hora de se construir um prédio.

Porém, o técnico de edificações é uma figura-chave nos canteiros de obras, a despeito de sua formação ser apenas um curso técnico.

E esse “apenas”, é irônico, porque, como você vai ver, o curso de técnico de edificações é extremamente exigente.

Se você se interessa por construção civil, e quer saber mais, leia sobre essa profissão no nosso artigo.

 

Assistente principal da obra

A principal diferença entre um técnico de edificações e engenheiros e arquitetos é a especificidade do trabalho. Enquanto engenheiros e arquitetos fazem um trabalho mais focado em criar, o técnico foca em aplicar.

Isso é, esse profissional precisa fazer as leituras de projetos de execução de obras, e fiscalizar normas técnicas. Além disso, cabe a ele verificar a execução correta de sistemas hidráulicos, elétricos mecânicos e arquitetônicos.

Será esse profissional quem vai “fiscalizar” o trabalho dos mestres-de-obras, pedreiros, encanadores e demais profissionais. Ele será o responsável por identificar falhas, e sanar elas, caso seja possível.

Além disso, ele faz a comunicação técnica entre os trabalhadores, e os engenheiros e arquitetos.

Outra função desse profissional incluí a cotação de materiais, o auxílio orçamentário, o planejamento de execuções, a produção de relatórios para solicitar serviços e materiais específicos, e demais assuntos de ordem extraordinária, relativos ao projeto.

Logo, como podemos ver, no trabalho do técnico de edificações há uma exigência tão grande, quanto a de engenheiros e arquitetos.

Assim, como é um curso de técnico de edificações?

 

A formação profissional de um técnico de edificações

Como o próprio nome demonstra, o curso de técnico de edificações é de nível técnico. Mesmo assim, é um curso com milhares de exigências e conhecimentos prévios.

Pensamento matemático, facilidade em aprender fórmulas e conceitos e noções aritméticas são obrigatórias.

Além disso, os conteúdos, que podem variar um pouco de escola para escola, vão incluir Desenho Geométrico, Geotécnica e Ciência de Materiais.

Além dessas matérias, há outras mais burocráticas, tais como Normas Técnicas e Normas de Segurança e Legislação da Construção Civil.

Por fim, há matérias de planejamento e gestão. Afinal, um técnico de edificações é, também, um gestor de pessoas e projetos.

 

Formação continuada

E se você é do perfil que gosta de estudar, e continuar seus estudos, saiba que o diploma técnico é, apenas, o primeiro passo na carreira de um técnico em edificações.

Considerando que hoje temos diversos softwares de construção civil, se especializar em tecnologia digitais torna-se um diferencial, no currículo.

Além disso, o profissional técnico pode assumir cargos de gerência e gestão de equipes, com cursos que foquem nesses campos. Afinal, em uma obra, há diversos quadros profissionais, que precisam ser coordenados.

Outro campo é o da legislação, que constantemente é atualizada e alterada. Um técnico com essa especialização é essencial, a fim de otimizar o trabalho do setor jurídico.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.