Quais são os 5 cursos que todos os microempresários devem fazer?

 

Se você quer empreender em uma microempresa, primeiro é necessário entender que não basta boa-vontade. Há áreas do saber que você precisa conhecer o mínimo. Mesmo que não vá atuar com elas.

Claro que, para investir em qualquer setor, saber todas as etapas de produção é essencial. contudo, temos saberes que são anteriores a isso. Sem eles, você está sempre correndo risco de receber um golpe.

E golpes, aqui, significam várias coisas: um desfalque econômico, um processo por alguma brecha na lei, uma improbidade administrativa. Coisas pequenas, que podem ser evitadas com um mínimo de estudos.

Então, saiba o que estudar, antes de investir.

 

1.      Administração de empresas

Você não precisa ser formado em administração, mas ter um curso técnico em administração já ajuda – em muito – na hora de investir em uma empresa.

Com Administração você aprende como organizar verbas, cronogramas, planos de ação, planos de projetos, gestão de pessoas, entre outras. Também aprende sobre políticas financeiras, um mínimo de tributação e legislação, saberes essenciais para quem vai comandar pessoas.

Afinal, investir em um negócio é ter uma empresa. Aprender Administração é aprender a gerir uma empresa.

 

2.      Direito do Trabalho

Se você for um profissional autônomo, há uma legislação trabalhista vigente. Se você for um funcionário público, há outra. Se você for um MEI, há outra. Se você tiver um sócio e um empregado, mais uma.

Ou seja, tudo que envolve empresas envolve, necessariamente, Direitos Trabalhistas. Logo, você precisa saber, minimamente, o que pode e não pode ser feito nesse sentido.

Até mesmo para se resguardar contra ex-funcionários rancorosos, ou para evitar regimes inconstitucionais.

Não se trata de estar pronto para integrar o STF, mas saber como escrever um contrato de Prestação de Serviços minimamente válido.

Até porque, é óbvio que há escritórios prontos para te ajudar.

 

3.      Marketing

Seja no campo digital, seja na simples distribuição de flyers, quando você vai falar da sua empresa, você usa marketing.

Saber como fazer isso é essencial. Como você falará sobre seu produto? Como informar sobre promoções? Quais são os valores implícitos do seu produto?

São noções de marketing que regem empresas, sejam elas quais forem, e saber isso, minimamente, significa economizar, na hora de contratar uma empresa de consultoria.

 

4.      Contabilidade

Saber minimamente sobre taxação de impostos é essencial, para você não dever à Receita. Esse tipo de dívida é o pior, pois, com o “nome sujo”, conseguir um auxílio financeiro para empresas é muito mais difícil.

Além disso, uma contabilidade adequada evita a possibilidade de golpes, tais como duplicatas, notas fiscais supervalorizadas, pagamentos de salários inadequados e similares.

Claro que é muito mais fácil você contratar uma empresa de contabilidade. Mas, e se eles encontrarem incoerências financeiras, o que você fará?

Então, entenda como administrar suas contas.

 

5.      Inglês

Saber minimamente inglês te liga minimamente com o mundo. Você precisa ser capaz de atender clientes de todos os países, com um mínimo de qualidade.

O inglês possibilita isso.

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