Quais são o benefícios do ensino continuado à distância?

 

Se você se formou e quer continuar seus estudos, certamente já se deparou com cursos de extensão presencias e cursos de extensão online (como é o caso do Pensar Cursos).

Se cursos presenciais têm a vantagem de permitirem um contato direto com os professores e demais alunos, os cursos de Ensino à Distância (EAD) também trazem imensas vantagens. Algumas que apenas eles têm.

E aí você se pergunta: qual curso eu devo fazer? O online e ou presencial? A nossa resposta tenderá a dizer “ambos”, afinal, estudar é sempre mutio bom.

Mas se você quer saber quais são as vantagens que só cursos online têm, leia nosso artigo e veja porque estudar EAD.

 

1.     Horários flexíveis

A grande desvantagem de um curso presencial, para algumas pessoas, é a grade horária.

As pessoas desistem de fazer cursos no meio da semana, porque a hora de início coincide com o fim do expediente; ou ainda, porque as aulas terminam depois das dez horas de noite.

Num curso EAD isso não é um problema.

Em alguns, as aulas síncronas (os “encontros online”) ficam gravados, e a frequência é marcada por atividades. Em outros, as aulas são gravadas, e sem limite de horário de acesso.

 

2.     Matriculas e mensalidades menos custosas

Alguns cursos presenciais têm, no valor agregado de suas matriculas e mensalidades, valores da infraestrutura da instituição onde ocorrem as aulas. Isso é: você está pagando pela aula, pelo espaço, pela conservação dele.

Além disso, há o custo do contrato do professor, que precisa se deslocar até o campus. E o custo para o aluno, que precisa se deslocar, e eventualmente se alimentar no local das aulas.

Tudo isso é minimizado em cursos EAD. A tendência é que em cursos online, haja uma cobrança menor, por conta de eles não exigirem infraestrutura de campi.

 

3.     Professores transnacionais

A grande vantagem de cursos online é a possibilidade de ter aulas com professores renovados, de diversas localidades do Brasil e do Mundo. Presencialmente, nem sempre isso seria possível.

No EAD, por exemplo, professores do Japão podem ministrar aulas para turmas da Europa e Américas, simultaneamente. Além disso, professores de instituições renomadas podem fazer aulas magnas virtuais.

 

4.     Materiais pedagógicos variados

Aulas online trazem a vantagem de possibilitar uma maior gama de materiais pedagógicos. Em aulas presenciais, é claro que é possível nós termos vídeos e PDFs.

Num curso EAD, entretanto, há a possibilidade de mais materiais, inclusive de universidades de todo o mundo. Além disso, apps de tradução facilitam a leitura de textos das mais diversas línguas.

 

5.     Cursos inclusivos

Por serem online, os cursos EAD são mais fáceis de serem acessados por pessoas com mobilidade reduzida, ou que sejam cegos ou surdos.

Sem a necessidade de deslocamento físico, um curso online é mais acessível a quem tem questões de mobilidade.

Já os materiais multimídia são de grande ajuda, pois trazem áudios ou textos com sintetizadores de voz, assim, facilitando o acesso de PCD ao conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.