ProUni 2024/1: São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais bolsas para Medicina

O curso de Medicina é um dos mais procurados no Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os dados das últimas edições mostram que a nota de corte do curso é uma das mais altas registradas no programa devido à alta concorrência. Nesta edição do ProUni 2024/1 não deve ser diferente. 

Nesta primeira edição do ProUni 2024, 144 cidades oferecem o curso de Medicina em todo o Brasil. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), 21 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) contam com a oferta de bolsas para a carreira de Medicina. Desse modo, a oferta está presente em quase todo o país. 

No entanto, os maiores percentuais de oferta de bolsas para o curso são registrados nos estados de São Paulo, com vagas em 26 municípios, e Minas Gerais, com vagas em 21 municípios. Nesses dois estados há vagas em diversos municípios e também nas capitais. 

Na capital paulistana, as bolsas para o curso de Medicina estão distribuídas entre as seguintes instituições:

  • Universidade Santo Amaro: 40 bolsas de estudo integrais 

  • Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID): 18 bolsas de estudo integrais 

  • Faculdade Santa Marcelina: 15 bolsas de estudo integrais 

  • Universidade Nove de Julho (Uninove): 11 bolsas de estudo integrais 

Por outro lado, há estados com baixa oferta de vagas. Enquanto Alagoas e Sergipe ofertam vagas apenas nas capitais, para o Rio Grande do Norte só há vagas em Mossoró, sem oferta de vagas para a capital Natal.

As inscrições para o ProUni 2024/1 seguem abertas até 1º de fevereiro. Imagem: Divulgação
O curso de Medicina é tradicionalmente o mais concorrido do programa. Imagem: Divulgação

Medicina no ProUni: notas de corte

A seleção dos candidatos inscritos no ProUni é feita a partir do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, a nota de corte é a nota mínima que o candidato deve alcançar para obter aprovação. 

No entanto, devido à consideração de outros critérios, como renda e escolaridade, a nota de corte do ProUni é, conforme especificado pelo MEC, apenas uma das diretrizes utilizadas para auxiliar o candidato no acompanhamento de sua inscrição. 

De acordo com os dados da pasta, na útima edição do programa, a nota de corte mais alta para o curso de Medicina foi 795,92 para bolsa integral no Centro Universitário do Espírito Santo. Geralmente, as notas de corte para essa carreira estão acima de 700 pontos. 

ProUni 2024/1: Inscrições abertas

O MEC abriu as inscrições para o ProUni 2024/1 na última segunda-feira, dia 29 de janeiro. De acordo com o cronograma, as inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 1º de fevereiro (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni.

De acordo com as regras do ProUni 2024/1, poderão se inscrever estudantes que tenham o ensino médio completo, que tenham feito o Enem 2022 ou 2023, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média geral e nota acima de zero na prova de redação. 

Além disso, o candidato precida estar adequado aos critérios de renda e se enquadrar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (sem requisitos de renda).

Principais datas do ProUni 2024/1

  • 29 de janeiro a 1º de fevereiro: Inscrições 
  • 6 de fevereiro: Resultado da 1ª chamada
  • 27 de fevereiro: Resultado da 2ª chamada
  • 14 e 15 de março: Prazo para manifestar interesse na lista de espera 
  • 18 de março: Resultado da lista de espera

Leia também Enade 2023: Inep recebe pedidos de dispensa de prova até 9 de fevereiro; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.