O que são produtos “Clean Beauty”? Quais as vantagens de utilizar eles?

 

Durante muitos anos, utilizar produtos de beleza e de cosmética significava utilizar produtos com milhares de substâncias químicas, cujos efeitos ainda no corpo não eram tão estudados.

O movimento Clean Beauty vem no sentido de se opor a isso. São produtos dos mais variados segmentos estéticos, produzidos sem o uso de substâncias e matérias-primas nocivas ao corpo humano e, eventualmente, ao ambiente.

Essa tendência começou com laboratórios menores, e hoje, até mesmo marcas globais têm produtos clean beauty, ou mudaram a fórmula dos seus itens tradicionais, a fim de atender essa demanda.

Mas afinal, quais são as vantagens de produtos clean beauty? como incorporar ele nos seus negócios?

 

“Beleza limpa”

Quando falamos em clean beauty, estamos falando em beleza “limpa”. Limpa de quê, porém? De substâncias como parabenos, petrolatos e sulfatos, dentre outros.

Alguns já são velhos conhecidos vilões da saúde. Outros, ainda têm seus efeitos pouco estudados. Em geral, os produtos químicos utilizados em maquiagens e produtos estéticos servem para dar volume, luminosidade, hidratação, ou conservação.

Então, eles até tem sua utilidade. Mas têm efeitos colaterais, que podem incluir entupimento dos poros, desgaste dos fios, alergias e afecções de pele e  até mesmo acúmulo de toxinas cancerígenas.

Como dissemos, os estudos de algumas matérias ainda engatinham, mas resultados preliminares têm sido alarmantes.

 

Por que usar um produto clean beauty?

Além de você evitar compostos químicos nocivos, produtos clean beauty trazem diversas outras vantagens. Também para o meio-ambiente.

Ao usar produtos com óleos vegetais, e demais compostos sem tantos processamentos farmacêuticos, na hora em que essas substâncias saem de nosso corpo, os efeitos para o meio ambiente são menores.

Pode parecer algo simples, um pouco de espuma de xampu, apenas, descendo o ralo. Porém, imagine esse número em uma cidade como Rio ou São Paulo, com mais de 10 milhões de habitantes…

Compostos como ftalatos, além de serem potencialmente cancerígenos, são muito danosos à correntes de água ou ao solo.

Ainda, alguns itens clean beauty também são “cruelty free”, ou seja, não foram testados em animais, algo muito importante, quanto pensamos em Direitos para demais seres vivos, ou preservação das espécies.

Por fim, há produtos clean beauty comercializados em embalagens mais fáceis de serem recicladas. Podemos citar, aqui, os xampus e condicionadores em barra, que vem em caixas de papel, por exemplo.

 

Como utilizar esses produtos nos seus negócios?

Assim, chegamos a um ponto importante, para você, que trabalha com beleza e estética: como incorporar produtos clean beuaty em seus negócios? Como fazer o uso deles, um diferencial?

Primeiro, é preciso conscientizar suas clientes e valorizar esse tipo de cosmético. Estudar sobre as diferenças entre produtos tradicionais e produtos clean beuaty vai te dar instrumentos, para orientar suas consumidoras.

Estudar a melhor forma de utilizar cada um (qual maquiagem, para qual pele, qual creme para qual cabelo etc…) é vital. Você precisa se especializar nos materiais de seu trabalho fazer cursos e participar de eventos sobre clean beauty.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.