O que são missões?

 

Uma das ações mais conhecidas da Igreja Católica, responsável por levar a cultura europeia para outros lugares do mundo são as missões.

Embora hoje o termo seja associado a espiões, sua origem está bem distante daquela de Hollywood. Missão vem da palavra latina Mittere, “emitir” (ensinamentos religiosos).

Logo, a ideia de Missão está intrinsecamente ligada ao trabalho de evangelizadores. O “primeiro missionário” foi Paulo de Tarso (século 1), que após sua conversão, assume a tarefa de divulgar e evangelizar a nova religião pelos continentes.

Porém, colocando o caráter religioso de lado, missionários tinham (e eventualmente têm) o ideal de levar a “civilização” (isso é, o sistema político-social europeu – e norte-americano) para outros povos.

Esse aspecto pode ser altamente destrutivo, se considerarmos a História. Para entender melhor, veja nosso artigo.

 

A conquista do Oriente Médio

As Cruzadas e as missões têm uma ligação, para além do aspecto religioso. As Cruzadas, ocorridas entre os séculos 10 e 13, tinham como principal objetivo, a dominação de territórios no atual Oriente Médio.

Entretanto, o controle da região era do Império Turco-Otomano, predominantemente mulçumano.

Logo, as missões estabelecidas nessa região visavam converter a população, e dessa maneira, diminuir o poder político dos líderes árabes, persas e turcos.

 

Estabelecendo contato com países asiáticos

As missões também tiveram grande um papel decisivo para a aproximação da Europa com países como Japão, China e Índia, embora sua influência lá seja controversa.

O papel da Companhia de Jesus, fundada em 1534 por Santo Ignácio de Loyola (1491-1556) ficou conhecida por realizar missões de evangelização em países asiáticos, encabeçadas, principalmente pelo padre (depois santo) Francisco Xavier (1506-1552), co-fundador da Companhia.

Em países como Japão, China e Coreia, as missões foram acatadas por lideranças locais, visando abertura de mercado com a Europa, mas foram vistas como nocivas à cultura (e política) tradicional desses países, levando a violentas disputas internas.

Em Goa, região na Índia, as missões foram fundamentais, para estabilizar um porto comercial português, em meio a um território majoritariamente britânico.

 

As missões em África e Américas

As missões mais polêmicas do mundo pré-Segunda Guerra, entretanto, são as estabelecidas no continente africano e americano.

Desde o século 16, os territórios americanos e africanos foram sendo invadidos por europeus. Não sem resistência dos povos locais.

Além disso, no continente africano, o islamismo sempre teve mais influência, dado a proximidade geográfica de África e Oriente Médio.

Logo, as missões foram uma maneira de enfrentamento aos poderes locais. Padres enfrentaram ícones de culturais tradicionais, demonizando-as. De certa forma, a influência cultural das missões ajudou a consolidar teorias racistas.

 

As missões hoje

Hoje ainda existem missões religiosas cristãs, e de denominações para além do catolicismo. Muitas delas se aproveitam da instabilidade política local, a fim de fortalecer um padrão de vida contrário à dos povos locais.

Claro que missões podem ter um papel fundamental, no fortalecimento de comunidades, com a construção de instituições alinhadas à Ciência e Tecnologia contemporânea.

Porém, é imprescindível que se respeite a cultura local e liberdade religiosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.