O que são EPIs? Qual é a importância deles para um trabalho? Segunda parte

 

Como vimos na primeira parte, os Equipamentos de Proteção Individual – os EPIs – são fundamentais para a segurança de trabalhadores, seja de obras de construção civil, seja para mineradores, eletricistas, técnicos de telefonia, e demais categorias.

Na parte 1, vimos a proteção da cabeça. Agora, vamos ver os EPIs de proteção corporal – que são bem mais do que apenas um colete laranja.

 

1.     Proteção do tronco

A proteção do tronco se refere aos braços, tórax, busto e costas. Na maioria dos casos, ela pode ser um simples colete laranja ou amarelo florescente.

Contudo, a depender do tipo de obra deve, também, proteger os braços, inclusive contra raio UV, agentes químicos e objetos perfuro-cortante.

Ou seja, precisa ser de um tecido quimicamente preparado, de trama grossa e resistente a impactos físicos, e precisa ter cores ou faixas fluorescentes.

Além disso, se o trabalhador fizer seu serviço sob o sol, ou sob risco de contato com substancias químicas, a empresa deve fornecer protetor solar e cremes e loções que protejam contra a compostos químicos.

 

2.     Proteção do corpo inteiro

O EPI de tórax pode ser substituído por uma proteção de corpo inteiro, a depender da situação, e do tipo de trabalho, como no caso de trabalhos envolvendo agentes químicos, ou sob a chuva, ou em ambiente subterrâneo.

Aqui valem as mesmas regras da proteção de toráx: tecidos de tramas resistentes e quimicamente preparados, e com cores ou faixas fluorescentes.

 

3.     Luvas

As luvas também são um EPI essencial, e variam conforme o tipo de serviço. Podem trazer proteções diferentes, tais como resistência a eletricidade, objetos perfuro-cortantes, agentes químicos ou vibrações.

Elas devem se ajustar às mãos, de maneira a não atrapalhar movimentos e atividades manuais, para garantir a segurança da musculatura das mãos, também.

 

4.     Calças

Semelhantes aos EPIs de tórax, as calças podem variar conforme o tipo de obra e contexto onde será utilizada. Logo, podem ser quimicamente preparadas, ser de trama mais resistente, podem ter um cinto embutido, elásticos ou alças suspensórias.

Além disso, é importante que as calças tenham proteção na região íntima.

O EPI de pernas pode incluir perneiras embutidas ou soltas.

 

5.     Calçados

Os calçados de são EPIs vitais. Eles variam de acordo com o tipo de obra e o local onde o trabalhador for atuar, e podem ser de couro ou borracha, ter bicos de metal, cadarços, zíper ou feltro, canos mais ou menos longos etc.

E claro, ter resistência à eletricidade, objetos perfuro-cortantes, agentes químicos e umidade.

 

6.     Cinturões

O cinturão, enquanto EPI, não é apenas uma faixa que se fixa na cintura, mas um conjuntos de faixas, que envolvem as pernas, cintura e tronco e contem dispositivos de trava-quedas (que “penduram o trabalhador”, em caso de queda) e são obrigatórios para trabalhos altitude.

Não podem ser “cordas”, porque um cinturão de proteção e desenvolvido a partir de noções de Física, a fim de minimizar impactos e pressões, em caso de queda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.