O que são as Normas da ABNT? Por que usar elas? Como fazer?

Quem está fazendo um trabalho na faculdade, seja na graduação, pós, MBA ou Mestrado/Doutorado, sabe que a fase final do trabalho é a mais difícil, por vários motivos.

Você precisa terminar de escrever os capítulos, precisa escrever a conclusão, verificar a bibliografia e… Fazer a afamada “formatação nas Normas da ABNT”. Algo que confunde muita gente, até mesmo em cursos de Doutorado.

E o que é isso? Para que servem essas “Normas da ABNT”? Quando devo usar elas? Vamos por partes, para você entender a importância dessa parte. Entendendo sobre isso, então você não erra mais!

1.  O que é a ABNT? O que ela faz?

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, e é uma organização privada, mas sem fins lucrativos, que serve para definir padrões dos mais variados tipos de trabalhos técnicos do Brasil. Ela está ligada à Organização Internacional de Normalização (ISO, em inglês), uma organização que faz isso no mundo todo.

A ABNT decide por padrões técnicos. Esses padrões são as formas como uma pesquisa ou relatório técnico são escritos. Um relatório ou pesquisa técnica é um trabalho escrito para relatar os resultados de uma pesquisa feita em uma instituição de pesquisa (um instituto ou uma universidade).

Claro que há livros e artigos fora desse padrão. Porém, não se tratam, nesse caso, de relatórios técnicos. Se essa pesquisa for publicada por uma editora, ele deixa de ser um relatório técnico, e passa a ser um livro (de ensaios, artigos, teorias). Assim, não precisa seguir a ABNT.

2.  Para que servem as Normas da ABNT?

E a pergunta que 99% dos estudantes fazem é: para que servem essas normas? Elas servem para muitas coisas, mas a primeira delas é facilitar a vida de todo mundo.

Pode não parecer, mas um trabalho acadêmico fica muito mais fácil, quando você sabe a forma exata de escrever ele. Além disso, a Normas da ABNT também decidem o formato como uma capa deve ser feita, como deve ser feita uma bibliografia, um índice…

Ou seja, decide uma forma rápida e eficaz de todos os trabalhos acadêmicos terem um formato parecido. Dessa maneira, torna-se possível avaliar trabalhos diferentes, de instituições diferentes, de forma justa e igualitária.

Com o tempo, essa normas costuram ser requeridas em empresas, para facilitar a comunicação entre os diferentes setores. Logo, saber a normas da ABNT é importante, até para quem não está no mundo acadêmico.

3.  Quando devo usar as Normas da ABNT?

As normas da ABNT devem ser usadas sempre que você estiver fazendo um relatório de pesquisa. Um TCC, uma dissertação de Mestrado e uma Tese de Doutorado são relatórios de pesquisa. Logo, eles precisam estar nesse formato.

Já, se você vai escrever um livro, para uma editora, esse formato pode ser mais livre, de acordo com padrões da editora.

4.  Como aprender as Normas da ABNT?

O melhor jeito de aprender as normas da ABNT é: fazendo cursos que ensinem a escrita técnica. Dessa forma, seu texto de torna padronizado e atende melhor ao rigor que uma redação oficial exige. E você foca no principal: escrever um conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.