O que faz um preparador de texto?

 

Uma das profissões menos faladas do mercado editorial é a de preparador de texto. Isso porque, muitos leigos não entendem a diferença entre esse profissional e o revisor (e por sua vez, o editor). Mas os cargos são diferentes, e ambos muito importantes na produção de um livro.

E a primeira pergunta que surge é: como assim, preparador de texto? O texto de um livro já não está pronto, quando vai para a editora? O autor, em si, já não “preparou” o texto?

A resposta é… Nem sempre.

Há editoras independentes nas quais as funções de editor, preparador e revisor se fundem em apenas uma ou duas pessoas. Porém, editoras grandes têm os três profissionais (e dependendo das áreas produção, até uma quarta, o reviro técnico).

Ainda está sem entender? Então, leia nosso artigo, e descubra a função de um preparador de textos (e de um editor e um revisor).

 

1.      Primeira etapa: a seleção de originais

Editoras que publicam diversos assuntos terão diversos editores. Eles são os responsáveis por pensar quais livros devem ser publicados, por quais autores, e de que forma.

O editor, sob certa perspectiva, é o curador das obras que uma editora vai lançar. Logo, uma editora com diversos “braços editoriais” conta com diversos editores especializados em um assunto.

Uma editora de Ciências terá o editor de Biologia, o editor de Química, o editor de Medicina etc.

Além disso, o editor vai dar ideias a respeito da forma gráfica do livro (tamanho da fonte, imagens internas e externas sugestões de capa etc.).

 

2.      O preparador

O preparador de texto faz a função de arrumar o texto. Ou seja, ele faz uma leitura minuciosa buscando questões e problemas de escrita que o autor, eventualmente, pode ou deve refazer ou reescrever.

Um preparador é aquela pessoa que dará a “cara da editora” para o livro do autor. Ele vai debater o texto, pensando em formas de melhorar ele, e de fazer o autor construir suas ideias com mais clareza, coerência e organização.

Vai sugerir capítulos novos e a fusão de capítulos já existentes. Vai sugerir a divisão de capítulos em partes e subpartes. Vai repensar a ordem dos capítulos.

Vai apontar a necessidade de imagens, ou de mais imagens.

No caso de traduções, ele fará a primeira revisão dessa tradução, buscando palavras que não estejam adequadas, analisando os originais em relação a tradução.

 

3.      Revisor

O revisor é a pessoa que fará a leitura em busca de problemas e incorreções gramaticais, como grafia errada, pontuação, ou uso de letras maiúsculas e minúsculas.

Ele não vai fazer comentários sobre o conteúdo do texto, a não ser que seja extremamente necessário (“No início do parágrafo você usa pronomes femininos, e aqui usa substantivos masculinos: reveja”, por exemplo).

 

4.      Revisor técnico

O revisor técnico é alguém com formação na matriz de saber de um livro técnico, que fará a leitura buscando incorreções teóricas específicas – por exemplo, em equações escritas em um livro de Matemática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.