O que faz um bibliotecário?

Todo mundo conhece a imagem dos filmes: uma pessoa rabugenta, que não permite ninguém falar alto, e que indica onde os livros estão. Esse é o bibliotecário consagrado pela cultura pop. Alguém cujo trabalho se resume ao de mero arquivista de um acervo.

O que é uma injustiça. Bibliotecários são profissionais com uma ampla gama de trabalhos e atribuições. O que aqueles que pensam em seguir carreira precisam saber é: para ser um bom bibliotecário, você precisa de duas coisas: o gosto pela pesquisa e um diploma em Biblioteconomia.

Sim, para ser bibliotecário não basta gostar de livros. É preciso fazer um curso universitário próprio.

 

Bibliotecas não envolvem só livros

O curso de biblioteconomia envolve matérias para além dos livros. Na verdade, o curso é voltado para a formação crítica de um curador de acervos de produtos de informação e conhecimento em geral.

Em outras palavras, na faculdade de biblioteconomia você aprende a lidar com livros e jornais, mas também com arquivos, documentos, e gravações audiovisuais.

Um bibliotecário é alguém responsável pelo trabalho de informação, dentro de uma empresa (uma biblioteca, um museu, um jornal, uma corporação).

Seu objeto de estudos é a informação e arquivos desse lugar. Como organizar essas informações e arquivos, como classificá-los, como divulga-los dentro de uma proposta (e aqui, entra a parte de gestão empresarial).

Tudo isso faz parte de um setor chamado de Mercado Informacional

 

Mercados informacionais

No Brasil, fala-se em Mercado Informacional Tradicional, Marcado Informacional Existentes e Não Ocupados e Mercado Informacional: tendências.

Os Mercados Informacionais Tradicionais são, basicamente, bibliotecas e acervos de museus.

Podem ser incluídos aí, também, arquivos de empresas. Nesses mercados, o bibliotecário tem como função identificar as informações e organizar elas pelos seus índices comuns e diferentes (separar livros brasileiros de livros estrangeiros, livros de História dos Livros de matemática, etc.).

Nos mercados informacionais existentes e não ocupados, o bibliotecário trabalha organizando informações, catálogos, bancos de dados. É o caso daquele quadrado que vem na folha de rosto dos livros, com ISBN, Classificação Decimal de Dewey (aquela série de números, tipo “829.086”).

Nesse mercado também há o trabalho de planejamento estratégico, no caso de empresas, isso é, com a pesquisa de certa informação e a divulgação dela para os demais setores da empresa, por meio de relatórios.

Já os mercados Informacionais: tendências, é uma área na qual o bibliotecário pesquisa novas formas de produção e divulgação cultural, e aplica elas à empresa que o contrata. É o caso de arquivos online de museus, por exemplo.

 

Administrando informações

Além desses trabalhos de pesquisa e difusão, o bibliotecário pode se especializar em administração e se tornar gestor de uma equipe responsável pela comunicação institucional e acervo de uma empresa.

Um bibliotecário também pode se especializar em práticas pedagógicas. Partindo disso, seu trabalho será o de promover ações em escolas, ONGs e Centros Culturais.

Também, há trabalhos em museus, tanto de Artes e cultura, quanto de História e Geociências, com os acervos.

Enfim, a biblioteconomia é variada!

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