10 dicas para você desenvolver sua criatividade

Ser criativo é essencial para crescer, em qualquer área de atuação em que você vá se engajar. Mesmo se o seu trabalho for em algo bem definido e pouco variável, como Contabilidade ou TI, ser criativo é o que fará você se destacar.

 

Mas, o que é ser criativo? Podemos pensar pela própria formação da palavra: cria+ativo. Ou seja, ser criativo é ser capaz dotado da ação de criar (ações, ideias, situações); a criatividade leva à originalidade, que é vital para momentos onde todas as outras alternativas não parecem mais funcionar.

 

Essa habilidade, inclusive, pode ser decisiva em um concurso. Mas como desenvolver a criatividade? Confira nossas dicas (adiantamos: tudo envolve o cérebro):

 

1.     Leia livros variados

Além de você aumentar seu repertório, você força sua mente a trabalhar o raciocínio e a concentração – e desenvolve autonomia.

2.     Faça exercícios

Exercícios liberam endorfinas, e elas dão uma “relaxada” no cérebro, ajudando o órgão a processar as informações novas, reavaliar as antigas, e se preparar para as etapas seguintes.

3.     Cuide da alimentação

Cuide da sua saúde, consumindo vitaminas e fibras in natura (ou seja, comendo bastante frutas e legumes). Além bem-estar físico, frutas e legumes são de digestão mais fácil. Então, quando você consome elas, seu cérebro fica menos ocupado digerindo o alimento – e mais propício a racicinar.

 

4.     Tenha hobbies variados

Você não precisa ser um polímata (ser especialista em várias coisas). Mas ter vários hobbies é importante, para que seu cérebro sempre receba estímulos variados. Um instrumento musical, um esporte, e uma atividade de artesanato ou bricolagem já ajudam bastante.

 

5.     Evite maratonar séries

De vez em quando, é sempre bom: sentar no sofá e ficar lá seis horas seguidas, vendo a mesma séries, as mesmas personagens. Mas fazer isso sempre é ruim. Condiciona sua mente a uma serenidade ruim para o nascimento de novas ideias. Você precisa estar sempre estimulando a mente com séries novas.

 

6.     Medite

Meditar ajuda você a descansar a mente e o corpo. Receber estímulos novos é sempre importante, para manter as atividades neurais em movimento. Receber sempre, porém, só vai servir para te deixar estressado. Tem horas que você precisa de silencio e tranquilidade.

 

7.     Durma bem

É no sono que o cérebro processa as informações do dia anterior, relaciona os conhecimentos novos com os antigos, e prepara seu corpo e mente para o dia seguinte. Dormir bem significa evitar luzes e barulhos e dormir pelo menos 8 horas.

 

8.     Evite brigar

Quando você vivencia situações violentas ou agressivas, seu cérebro libera hormônios como adrenalina, que servem para deixar seu corpo pronto para tomar decisões e aguentar dores físicas. Se você recebe esses hormônios o tempo todo, relaxar e processar informações novas será impossível.

 

9.     Faça cursos variados

Eles vão te ajudar a entender um problema por diversas perspectivas teóricas e práticas diferentes (e até contrastantes).

 

10.Não “se aposente”

Mesmo depois de sua aposentadoria, descubra novos trabalhos, cursos e hobbies. Estimule seu cérebro constantemente!

Conteúdo relacionado: