O que faz um assistente social?

 

Se você se interessa por Política, fica indignado com as disparidades nos serviços de atendimento público da sociedade e tem como meta de vida, ajudar as pessoas a obterem direitos, um curso a considerar é o de Serviço Social.

Muitas vezes, esses profissionais passam despercebidos pela classe média e média alta, porque seu trabalho envolve mais diretamente pessoas das classes C, D e E que não têm seus direitos atendidos, ou têm, mas de forma ineficiente ou incompleta.

Porém, quem já andou em bairros com um grande contingente de população de rua, provavelmente já reparou nesses profissionais atuando. Como em São Paulo, eles podem ser identificados usando coletes verdes e azuis, com a identificação da Secretaria respectiva.

 

Garantindo Direitos Civis em órgãos públicos.

 

Como que atua um assistente social? Seu trabalho envolve lidar com legislações, analises de demandas, e identificação de carências, em serviços sociais básicos. Em resumo, eles lutam pelo cumprimento de Direitos Civis básicos.

Seu trabalho de campo (isso é, indo até o publico desassistido) é bem amplo, e exigente.

No caso de populações em situação de rua, seu principal atributo é o de monitorar as condições de saúde, e oferecer e divulgar os serviços de atendimento para essa classe (atendimento médico, centros de convivência social, albergues públicos etc.).

Mas o assistente social também pode atuar com diversos outros setores. Suas ações podem ser no sentido de fiscalizar e combater Trabalho Infantil. Podem ser no sentido de assistir vítimas de homofobia e racismo, atender idosos em questões previdenciárias.

Outro campo de ação é no de habitação. Identificar habitações e bairros irregulares, monitorar os moradores desses locais, prestar auxilio a cidadãos que foram despejados ou que perderam tudo em tragédias (enchentes, incêndios, desmoronamentos).

Por fim, eles podem trabalhar com atendimento ao público em centros culturais, centros de convivência e atendimento a crianças e adolescentes, hospitais e junto à defesa civil, prestando consultoria legal, acerca dos direitos e deveres sociais desses públicos.

 

Trabalho com ONGS, Movimentos Sociais e Terceiro Setor

 

Além do trabalho com órgãos públicos, assistentes sociais também atuam em ONGs, Movimentos Sociais e junto de organizações do Terceiro Setor (lembrando que as próprias ONGs são uma organização do terceiro setor).

Em todos esses casos, o que o assistente social faz é a comunicação entre a organização e a Sociedade; a coordenação de planos, programas e projetos visando garantir direitos e políticas sociais, e implementação desses.

Nesse sentido, um assistente social define o planejamento estratégico de ações, e presta consultoria em relação às burocracias, legislações e medidas cabíveis.

Além disso, projetos e atividades de interesse social, seja de empresas, organizações sem fins lucrativos ou do próprio poder público, precisam ser analisadas e receber um parecer de assistentes sociais que trabalhem nos órgãos competentes.

 

Graduação e formação complementar

 

Como você pode ver, o Assistente Social tem uma enorme gama de ações e trabalhos. Porém, para poder atuar como um, deve-se ser graduado em Serviço Social, e inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.