O que é Job Rotation? Como isso pode alavancar seus negócios?

 

Um dos maiores desafios de qualquer empresário e gestor é no engajamento de sua equipe. Muitas empresas ficam estagnadas, porque apesar de terem um quadro de colabores competente, não consegue que esses funcionários se dediquem a um trabalho orgânico.

Ou seja, um departamento fica bitolado às suas funções, e, diante das dificuldades, demora a encontrar soluções práticas e inovadoras. Essa demora não é devido à incapacidade do funcionário – ao contrário, essas equipes são altamente capacitadas naquele setor.

Naquele setor, e em mais nenhum outro. Esse é o problema

Uma empresa com a cultura de job rotation, provavelmente, não terá esse problema. Essa estratégia de gestão visa otimizar práticas corporativas, de uma maneira bem mais eficiente que a de coaches e gurus do empreendedorismo. Entenda:

 

 

Uma visão global da empresa

Quando falamos em “visão global”, o sentido é de ver a empresa como um cosmos, um mundo de setores e departamentos, que se ligam das mais variadas maneiras.

O problema é que os setores de uma empresa focam muito em resultados individuais, quando essa empresa adota um modelo de gestão tradicional. E focar em seu próprio setor traz vantagens e desvantagens.

A vantagem mais óbvia é em relação ao nível de excelência atingido. São diversos funcionários se especializando apenas em um processo. A desvantagem é… exatamente isso, também.

Uma especialização setorial mina talentos, individuais. Acaba com o dinamismo.

A prática de job rottion (rotação de trabalho) vem no sentido de mudar esse panorama. O intuito, aqui, é disseminar a cultura da empresa global, isso é, de uma empresa onde todos sabem, por alto, o que o outro setor faz.

Por exemplo: Um colaborador do setor financeiro vai entender como funciona o administrativo, buscando estabelecer conexões desses, com o seu.

A ideia do job rotation é permitir que cada colaborador entenda cada setor por dois eixos: individualmente, e em relação à sua área específica.

 

Compreendendo e estabelecendo elos

A grande sacada por de trás do job rotation é justamente criar elos, de um setor com o outro, e fortalecer aqueles que já existiam.

Um colaborador de um departamento vai entender como ajudar em um projeto de outro, não apenas dizendo o que o seu próprio departamento faz, mas apontando onde ambos se intercruzam.

Suas habilidades e criatividades na solução de problemas vão ser ampliadas. Em uma fórmula clássica, dá pra dizer que o funcionário passa a “pensar fora da caixa”.

Inclusive, em relação a formação profissional: esse funcionário descobre outras potencialidades profissionais, e passa a ter um arcabouço de soluções ainda maiores. Suas atividades diárias ficam mais dinâmicas.

Além disso, mais responsabilidades (pensar a empresa de um modo global) gera mais engajamento. A equipe se torna mais próxima e unida, pois a excelência passa a ser uma meta de todos os departamentos.

Assim, se você busca formas de incentivar o crescimento da sua empresa, considere adotar uma cultura de job rotation. Uma equipe vencedora é aquela onde todos conhecem as regras.

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