O as palavras “Desenvolvimento Sustentável” estão muito em voga, hoje em dia. Porém, você sabe o que é isso? Qual é a importância desse conceito, para o planeta? E sabe como aplicar ele em sua empresa ou corporação?
Desenvolvendo a ideia de Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável é um conceito criado pela ONU em 1983, e fala a respeito do avanço tecnológico humano, porém, respeitando o Meio Ambiente. Também é essencial criar condições para que o consumo seja consciente, e ecologicamente viável.
Ou seja, a vida humana e a ciência se desenvolvendo a partir de uma relação de respeito ao Meio Ambiente. Não é deixar de usar os recursos naturais, mas usar eles, a partir de ações para reduzir a poluição, evitar o extrativismo de matas nativas e repensando os excessos.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Como esse conceito se desenvolve em empresas? Como, por exemplo, um grande escritório na Avenida Faria Lima, em São Paulo, pode desenvolver ações, para estimular o desenvolvimento sustentável?
1. Aplicando os 4 R
Os 4 R da sustentabilidade são um conceito de ecologia, que são, cada vez mais aplicados, quando se pensa em Desenvolvimento Sustentável. São eles Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar.
Em um ambiente empresarial, num primeiro momento, aparentemente, apenas um Programa de Educação para a Reciclagem pareceria viável. Sem dúvida, reciclar é um passo importante.
Contudo, programas visando Redução do consumo (de papeis e copos, por exemplo) e a Reutilização de alguns recursos e matérias (inclusive, de matérias orgânicas, no caso de a empresa poder arcar com a produção de composteiras) também são fundamentais.
Além disso, Repensar o uso de certos materiais (como lâmpadas incandescentes, folhas de papel, e materiais descartáveis) é emergencial.
2. Firmar em parcerias com empresas sustentáveis e com certificação ambiental
A Certificação Ambiental é uma garantia que empresas podem ter, principalmente quando são empresas que lidam com matérias primas. Fazer parcerias com essas empresas, e valorizar o consumo de produtos delas é uma forma de promover o Desenvolvimento Sustentável.
Criar programas de Educação em Práticas Ecológicas é outra maneira de apoiar o Desenvolvimento Sustentável. Não é apenas uma questão de ética com o planeta e seus moradores. Também é demonstra uma preocupação com o futuro da vida como conhecemos.
Além disso, um caminho para o Desenvolvimento Sustentável passa por buscar parcerias com produtores de matérias primas que adotem ações agroecológicas e medidas socioambientais no meio rural.
3. Criar programas de Educação Ambiental para crianças e adolescentes
Lembra da frase “Educação se aprende em casa”? Ela funciona aqui, também. A Educação Ambiental deve começar nos ambientes de convívio dos filhos dos funcionários.
Não é apenas promover a programas internos de sustentabilidade. É também criar projetos que visem a Educação de Crianças para Práticas Ecológicas, e a educação ao conceito de Biodiversidade, por exemplo.
A adoção desses programa é bom para o Meio Ambiente, bom para a Empresa (que se destaca por suas práticas sustentáveis e ecológicas) e bom para os funcionários, que são conscientizados.
A prática do Desenvolvimento Sustentável é (ou deveria ser) a palavra de ordem de todas as empresas. Qualquer negócio pode adotar essas práticas. Basta ter a consciência e o interesse de mudar.