5 dicas para quem quer ser escritor freelancer

Quem gosta de ler e escrever, certamente já pensou em trabalhar fazendo isso: ser um escritor freelancer. Poucos, porém, decidem continuar nesse campo.

Por exemplo, quem se forma em Letras encontra emprego, muito mais facilmente, na Educação. Já quem se forma em jornalismo, encontra um mercado bem mais estável trabalhando com RP.

Mesmo assim, se ser um escritor freelancer for seu sonho, você não deve desistir dele. É um mercado que, no início, pode ser mais duro. Com o tempo, porém, você vai criando um currículo sólido, ganha experiência, consegue uma boa carteira de clientes.

Assim, confira 5 dicas essenciais para quem quer seguir nessa área.

 

1.     Estude a língua com a qual você irá trabalhar

Se você for trabalhar com a produção de conteúdos escritos, saber a língua que você ira utilizar é a regra número 1.

Não é apenas saber escrever essa língua. É antes saber e entender como usar a Morfossintaxe e a Semântica a seu favor. Por exemplo: Você sabe como enfatizar uma ideia, em uma frase? Sabe como relatar que alguém está insatisfeito sem usar palavras como “Odiou” e “Detestou”?

São habilidades que são desenvolvidas, quando estudamos a Gramática de uma língua.

 

2.     Use dicionários

Pode parecer uma coisa menor, mas dicionários são essenciais, não apenas para você ver o significado de uma palavra. Eles servem para você entender um contexto, ver definições, sinônimos, antônimos

Já dicionários bilíngues (inglês/português, por exemplo), são ótimos para você descobrir novos significados de palavras da sua língua.

Uma língua é uma cultura, e com ela vêm significados, sentidos e interpretações do mundo.

3.     Leia livros variados

Ler é um ótimo exercício para o cérebro, pra formação cultural, pra formação política e social… Isso, ninguém duvida.

Agora, se você ler textos de gêneros variados, seu repertório aumenta e sua capacidade de utilizar as palavras também.

O estilo de linguagem de romances, poesias, livros de economia, e biografias são diferentes. Lendo esses gêneros, você aprenda palavras novas e, formas diferentes de escrita.

 

4.     Revise seus textos

Quando vamos escrever um texto, muitas vezes, já temos a ideia na cabeça. Então, basta abrir o computador, o programa de textos, e começar a formar palavras, certo?

Errado! Às vezes, essa rapidez e esse excesso de pensamentos faz com que nos esqueçamos de escrever algumas letras. Além disso, pode acontecer de você achar a ideia perfeita; quando você transforma isso em texto… Alguma coisa soa mal.

Por isso, revise seus textos. Não é apenas procurar palavras escritas erradas (ainda mais depois do Novo Acordo Ortográfico). É também ler pensando na coesão e coerência do texto. Isso é, procurar frases que parecem “soltas”, ideias que parecem contraditórias, parágrafos com um estilo muito diferente do resto do texto.

 

5.     Estude marketing

Quem quer trabalhar como escritor freelancer não vai conseguir fugir de uma grande área: o marketing. Há marketing em escrita publicitária, redação SEO, redação empresarial…

No início, dificilmente você conseguirá fazer uma carreira de escrita, sem pegar jobs que não envolvam marketing.

Além disso, todo o texto, em maior ou menor escala, está vendendo uma ideia para o leitor. Entender como convencer o leitor, logo no início, é fundamental, se você quiser que ele continue lendo seu texto.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.